JUMPING MONKEY HILL – QUANDO AS MÁSCARAS CAEM

  • Autor
  • ELEYNE DEYANNYS DE SOUSA SILVA
  • Co-autores
  • RUAN NUNES SILVA
  • Resumo
  •  

    Os Estudos Culturais trouxeram novas perspectivas aos estudos literários a partir dos anos 1960, explorando nuances que eram pouco consideradas ou mesmo desconsideradas na crítica literária. Neste sentido, buscou-se com este ensaio analisar as representações presentes em “Jumping Monkey Hill”, da escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie à luz das teorias relacionadas ao feminismo, gênero, racismo e orientalismo embasando-a em Butler (2019), Hall (2003; 2006), Kilomba (2010) e Said (1990). Como resultado, observa-se que o enredo e os diálogos revelam a relação de autoridade e poder enquanto construção socioeconômico-política. Além disso, percebe-se que a autora faz uma crítica sutil aos teóricos que consideram a escrita identitária como de menor valor literário. Por fim, constata-se o deslocamento das identidades das personagens que, a depender do contexto, assumem-nas em termos de gênero raça e/ou classe, em um movimento que tornou-se possível com a ascensão e a visibilidade das lutas feministas, de gênero, queer, de raça e de outras minorias políticas. Em suma, propõe-se aqui indicar que “Jumping Monkey Hill” é um conto com várias possibilidades de interpretação, revelando muito de sua autora e reforçando a importância da reflexão acerca das relações dialógicas entre texto, autor e leitor.

     

  • Palavras-chave
  • Estudos Culturais, Crítica Literária, Jumping Monkey Hill, Chimamanda Ngozi Adichie.
  • Área Temática
  • 10 - Diálogos África-Brasil: diferenças e identidades na literatura de autoria feminina brasileira e africana
Voltar
  • 1 - A escrita feminina em revista: Brasil e Portugal (1900-1950)
  • 2 - Maternidade, corpo e linguagem
  • 3 - Literaturas de autoria feminina na América Latina e Caribe: interlocuções, escrevivências e feminismos negros.
  • 4 - Literatura e autoria feminina latino-americana: memória, identidade e resistência
  • 5 - Mulheres que escrevem
  • 6 - Linguagens e Teoria queer
  • 7 - Escrita de mulheres: literatura e memória
  • 8 - Diálogos entre literatura, memória e história: vozes femininas no espaço literário
  • 9 - Mulheres, imprensa e memórias: interfaces entre a história e a literatura
  • 10 - Diálogos África-Brasil: diferenças e identidades na literatura de autoria feminina brasileira e africana
  • 11 - O hoje e o amanhã em obras em língua inglesa escritas por mulheres - identidade, gênero, crise e deslocamentos
  • 12 - Literatura, violência contra as mulheres e relações de gênero
  • 13-Literatura e Gênero: Identidades Culturais e Poder

Comissão Organizadora

Leandro de Carvalho Gomes
Critica Feminista
Algemira de Macêdo Mendes
Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza
Nayane Larissa Vieira Pinheiro
Nágila Alves da Silva
ANDRE REZENDE BENATTI
Alexandra Santos Pinheiro

Comissão Científica