O romance de formação clássico, conhecido como bildungsroman, enfatiza o processo de amadurecimento de uma personagem através de sua conexão com o meio em que atua. Duzentos anos depois de seu “nascimento”, tal forma romanesca apresenta modificações que lhe atualizam diante de novas experiências históricas e culturais. Poemas narrativos são considerados nesta categoria quando contam uma estória e combinam tradição e modernidade de maneira que o leitor reconheça a jornada de crescimento interior da personagem. Sendo assim, analisa-se o romance em versos de Elizabeth Acevedo, intitulado A poeta X e publicado em 2018. Nele, além das características do bildungsroman, vê-se a adolescente Xiomara em conflito entre as situações que deseja e as que experimenta. Como suporte teórico, parte-se das ideias de Schwantes (2011), Zinani (2013), Puga (2016), Martínez (2020), Zamora (2020) e Coqueiro (2021). Quanto à metodologia, a pesquisa é de natureza básica, abordagem qualitativa, tem objetivo exploratório, e foi realizada a partir de levantamento bibliográfico. Percebe-se no texto analisado o despertar de consciência da protagonista em relação à sua identidade. As situações com as quais se depara em cada aspecto da sua vida são vistos como ritos de passagem, que contribuem para um diálogo compreensivo entre mulher e sociedade.
Comissão Organizadora
Leandro de Carvalho Gomes
Critica Feminista
Algemira de Macêdo Mendes
Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza
Nayane Larissa Vieira Pinheiro
Nágila Alves da Silva
ANDRE REZENDE BENATTI
Alexandra Santos Pinheiro
Comissão Científica