A catástrofe enquanto possibilidade no conto 2035, de Veronica Stigger

  • Autor
  • Gisele Novaes Frighetto
  • Resumo
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    A obra de ficção Sul (2016), de Veronica Stigger, é composta por quatro textos literários, atravessados pela proposta de reunir gêneros distintos, atravessados pelo sangue como elemento de ligação imagético, semântico e sinestésico.  Assim, temos o conto 2035, o drama teatral Mancha e os poemas O coração dos homens e A verdade sobre o coração dos homens. Os textos reúnem os gêneros épico, dramático e lírico, em temáticas distintas, dentre as quais destacamos a distopia existente no conto 2035, na qual é narrada em terceira pessoa uma sociedade na qual celebra-se o assassínio de uma criança em praça pública. Para a análise, mobilizados o conceito de homo sacer (AGAMBEN, 2002) e de necropolítica (MBEMBE, 2016) para refletir sobre uma fabulação que culmina em uma prática brutal, concertada pelo poder político, na qual se perde o sentido sacrificial da vida humana. Discutimos os sentidos dessa narrativa a partir do paradoxo da racionalidade da barbárie (ADORNO, 1985), na qual a catástrofe não só adquire dimensão real ao se representar como possibilidade e tendência na história (SCHIAVINATTO, 2009), como provoca reflexão pela contundência, pelo choque e pelo estranhamento.

     

  • Palavras-chave
  • conto brasileiro, distopia, barbárie, Veronica Stigger
  • Área Temática
  • 10 - Diálogos África-Brasil: diferenças e identidades na literatura de autoria feminina brasileira e africana
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  • 1 - A escrita feminina em revista: Brasil e Portugal (1900-1950)
  • 2 - Maternidade, corpo e linguagem
  • 3 - Literaturas de autoria feminina na América Latina e Caribe: interlocuções, escrevivências e feminismos negros.
  • 4 - Literatura e autoria feminina latino-americana: memória, identidade e resistência
  • 5 - Mulheres que escrevem
  • 6 - Linguagens e Teoria queer
  • 7 - Escrita de mulheres: literatura e memória
  • 8 - Diálogos entre literatura, memória e história: vozes femininas no espaço literário
  • 9 - Mulheres, imprensa e memórias: interfaces entre a história e a literatura
  • 10 - Diálogos África-Brasil: diferenças e identidades na literatura de autoria feminina brasileira e africana
  • 11 - O hoje e o amanhã em obras em língua inglesa escritas por mulheres - identidade, gênero, crise e deslocamentos
  • 12 - Literatura, violência contra as mulheres e relações de gênero
  • 13-Literatura e Gênero: Identidades Culturais e Poder

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