O desenvolvimento da figura feminina em 1930 no romance Amanhecer, de Lúcia Miguel Pereira.

  • Autor
  • Thaís Aparecida Nogueira Oliveira
  • Resumo
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    A escritora Lúcia Miguel Pereira foi uma crítica e romancista da década de 30, que infelizmente teve seus romances deixados de escanteio pela crítica da época, sua obra Amanhecer (1938) é um romance crítico, classificado na época como intimista, que se preocupou em registrar ficcionalmente o amadurecimento da protagonista Aparecida diante das imposições da sociedade conservadora do Rio de Janeiro, a narrativa autodiegética está entre duas épocas, no momento de transição das ideologias políticas, sociais e morais. Nossa proposta de análise fundamenta-se nas teorias do Bildungsroman feminino da pesquisadora Cristina Ferreira Pinto (1990) sobre o caráter didático da trama, o anseio pela independência, e o final truncado. A pesquisa busca examinar como os valores e estigmas do começo do século XX influenciaram a formação da personagem, e indiretamente, a recepção da obra. Dessarte, amparamo-nos no estudo historiográfico de Margareth Rago (2014) que expõe as possibilidades limitadas para a mulher brasileira, onde seriam: rainha do lar ou degenerada, e no discurso de Virginia Woolf (1931) acerca da desconstrução do anjo do lar, para investigarmos as teorias desta pesquisa ainda em curso.

     

  • Palavras-chave
  • Amanhecer, Bildungsroman feminino, Romance de formação, Mulher
  • Área Temática
  • 5 - Mulheres que escrevem
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  • 1 - A escrita feminina em revista: Brasil e Portugal (1900-1950)
  • 2 - Maternidade, corpo e linguagem
  • 3 - Literaturas de autoria feminina na América Latina e Caribe: interlocuções, escrevivências e feminismos negros.
  • 4 - Literatura e autoria feminina latino-americana: memória, identidade e resistência
  • 5 - Mulheres que escrevem
  • 6 - Linguagens e Teoria queer
  • 7 - Escrita de mulheres: literatura e memória
  • 8 - Diálogos entre literatura, memória e história: vozes femininas no espaço literário
  • 9 - Mulheres, imprensa e memórias: interfaces entre a história e a literatura
  • 10 - Diálogos África-Brasil: diferenças e identidades na literatura de autoria feminina brasileira e africana
  • 11 - O hoje e o amanhã em obras em língua inglesa escritas por mulheres - identidade, gênero, crise e deslocamentos
  • 12 - Literatura, violência contra as mulheres e relações de gênero
  • 13-Literatura e Gênero: Identidades Culturais e Poder

Comissão Organizadora

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Critica Feminista
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