As personagens femininas têm tido papel fundamental em suas ficcionalizações literárias contemporâneas, bem como representam cristalizações no imaginário social em relação às mulheres. Nesse contexto, a saga Harry Potter apresenta personagens femininas que reforçam estereótipos maternais e docentes há muito estigmatizados. Assim, este trabalho apresenta a análise de duas personagens professoras: Dolores Umbridge e Minerva McGonagall, sua relevância na diegese e as representações femininas que elas cristalizam a partir de sua interação dicotômica em Harry Potter e a Ordem da Fênix (2003). Nosso estudo está pautado pelos princípios e conceitos feministas teorizados por Simone de Beauvoir (2016), bell hooks (2018) e Virginia Woolf (2014). Da mesma maneira, articulamos as teorias de Umberto Eco (1994), Beth Brait (1985) e Antonio Candido (2007) para fundamentarmos as análises das personagens. Por meio desta investigação, comprovamos nossa hipótese inicial de que a autora da obra utiliza estratégias narrativas que estabelecem, entre as personagens Dolores e Minerva, uma relação dicotômica que reforça estereótipos diversos da figura feminina e, inclusive, da figura da mulher como docente. Este trabalho deriva de uma monografia apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do grau de licenciada em Letras – Português/Inglês na UNIOESTE.
Comissão Organizadora
Leandro de Carvalho Gomes
Critica Feminista
Algemira de Macêdo Mendes
Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza
Nayane Larissa Vieira Pinheiro
Nágila Alves da Silva
ANDRE REZENDE BENATTI
Alexandra Santos Pinheiro
Comissão Científica