A presente proposta consiste em um estudo e análise sobre o ensaio de Roland Barthes intitulado “A morte do autor” (1988) e numa contraposição, discutir sobre a importância de visibilizar e legitimar a autoria como lugar de resistência das vozes oriundas das minorias sociais, com enfoque na autoria feminina. Como aporte teórico fundante utilizaremos autoras que discutem sobre: o retorno do autor (KLINGER, 2006); a escrevivência (EVARISTO, 2008); a pluralidade dos sujeitos que falam/escrevem (SPIVAK, 2010); (DALCASTAGNÈ, 2012) entre outras vozes que possam contribuir para a análise sobre a questão da autoria e do reconhecimento destas sujeitas que escrevem para além da mirada crítica e de esgotamento de significado das obras, numa tentativa de romper com a neutralidade e ressignificar o tratamento dado ao termo “autor” e as tensões e lutas pelas quais a autoria feminina é atravessada e a necessidade de situar este espaço autoral que por elas vem sendo conquistado.
Comissão Organizadora
Leandro de Carvalho Gomes
Critica Feminista
Algemira de Macêdo Mendes
Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza
Nayane Larissa Vieira Pinheiro
Nágila Alves da Silva
ANDRE REZENDE BENATTI
Alexandra Santos Pinheiro
Comissão Científica