O presente estudo apresenta uma análise pela crítica literária feminista da personagem Lady-vó na obra A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, destacando a maneira como Suzanne Collins, enquanto autora de distopias pós-11/09, aborda este gênero literário. A pesquisa foi motivada pela crescente produção distópica de autoria feminina e suas adaptações para a televisão e o cinema. Dessa forma, Collins, retomando em um prequel o universo da trilogia original Jogos Vorazes, consegue pôr em evidência as personagens femininas, mesmo com um protagonista masculino. Como exemplo, será analisada a importância da construção do relacionamento entre uma senhora fiel aos costumes da Capital e seu neto, Coriolanus Snow, confuso sobre os ideias de Panem. O conflito entre o governo autoritário em um universo ficcional e os que não estão no poder é peça fundamental nas narrativas distópicas. A avó de Snow representa a fidelidade à riqueza, às crenças e ao nacionalismo, mesmo após a guerra que dizimou o país e destruiu tudo o que a família possuía. Enquanto o neto percebe de que modo a família sofre com a fome, a falta de recursos básico e se ressente com a morte dos pais, envolvidos nessa queda da Capital.
Comissão Organizadora
Leandro de Carvalho Gomes
Critica Feminista
Algemira de Macêdo Mendes
Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza
Nayane Larissa Vieira Pinheiro
Nágila Alves da Silva
ANDRE REZENDE BENATTI
Alexandra Santos Pinheiro
Comissão Científica