A MEMÓRIA DA DOR MARCA O CORPO EM "POR QUE SOU GORDA, MAMÃE?" DE CÍNTIA MOSCOVICH

  • Autor
  • Erica Nunes dos Santos
  • Co-autores
  • Maria Heloísa Alves Lins , Francisca Lailsa Ribeiro Pinto
  • Resumo
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    A MEMÓRIA DA DOR MARCA O CORPO EM POR QUE SOU GORDA, MAMÃE? DE CÍNTIA MOSCOVICH

     

    Erica Nunes dos SANTOS (UERN – 705.159.554-77)

    Maria Heloísa Alves LINS (UERN – 127.255.344-29)

    Francisca Lailsa Ribeiro PINTO (Mestra – UERN – 029.436.243-65)

     

    RESUMO:

    O presente trabalho aborda como o corpo feminino constitui-se e como os padrões estéticos estigmatizam os corpos gordos na obra Por que sou gorda, mamãe? (2006), de Cíntia Moscovich. O corpo feminino é associado a beleza e notado a partir das suas medidas consideradas ideais para o padrão, levando a invisibilidade dos corpos singulares, nos textos literários a maioria dos escritores descrevem as mulheres como magras, já as escritoras apresentam mulheres dentro do peso. Assim, é pertinente observar que Moscovich evidencia a invisibilidade dos corpos cujas as configurações não correspondem ao esperado. Fundamentamos nossa pesquisa em Dalcastagnè (2007), Perrot (2003) e Leal (2010), para questões de gênero e corpo feminino, Hardt (2015), Wood (2008) e Halbwachs (1990) para os afetos, a narração e as memórias, e Bordo (1997) para construção ideológica da feminidade. Sobre o corpo feminino, buscamos evidenciar as problemáticas que circulam o descarte desses corpos.

    PALAVRAS-CHAVE: Corpo feminino, Memória, Por que sou gorda, mamãe?, Literatura Brasileira Contemporânea.

     

  • Palavras-chave
  • Corpo feminino, Memória, Por que sou gorda, mamãe?, Literatura Brasileira Contemporânea.
  • Área Temática
  • 7 - Escrita de mulheres: literatura e memória
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  • 1 - A escrita feminina em revista: Brasil e Portugal (1900-1950)
  • 2 - Maternidade, corpo e linguagem
  • 3 - Literaturas de autoria feminina na América Latina e Caribe: interlocuções, escrevivências e feminismos negros.
  • 4 - Literatura e autoria feminina latino-americana: memória, identidade e resistência
  • 5 - Mulheres que escrevem
  • 6 - Linguagens e Teoria queer
  • 7 - Escrita de mulheres: literatura e memória
  • 8 - Diálogos entre literatura, memória e história: vozes femininas no espaço literário
  • 9 - Mulheres, imprensa e memórias: interfaces entre a história e a literatura
  • 10 - Diálogos África-Brasil: diferenças e identidades na literatura de autoria feminina brasileira e africana
  • 11 - O hoje e o amanhã em obras em língua inglesa escritas por mulheres - identidade, gênero, crise e deslocamentos
  • 12 - Literatura, violência contra as mulheres e relações de gênero
  • 13-Literatura e Gênero: Identidades Culturais e Poder

Comissão Organizadora

Leandro de Carvalho Gomes
Critica Feminista
Algemira de Macêdo Mendes
Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza
Nayane Larissa Vieira Pinheiro
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ANDRE REZENDE BENATTI
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