Aos doze anos de idade, de acordo com a biografia da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, data-se o início de sua escrita e que posteriormente, ficará cravada ao longo do século XX, perante a história da literatura portuguesa de autoria feminina. Este trabalho propõe analisar essa voz, partindo de sua primeira publicação, qual surgiu em 1940, por intermédio da revista “Caderno de Poesia”, em que Ruy Cinatti, Tomaz Kim e José Blanc tinham acabado de fundar em Portugal. A proposta consiste em levantar e estudar esses poemas, discorrendo reflexões quanto ao fazer poético de Sophia, mediante a memória e a identidade ressoada por essa voz. A escolha metodológica para os estudos se embasa na análise crítica da função da literatura, proposta em Antonio Candido (2006), além das considerações de Cohen (1987), em que classifica a linguagem poética em três categorias. As poesias catalogadas de análise foram selecionadas de acordo com os critérios metodológicos já mencionados, para que fosse possível nas considerações finais, observar as principais características da poética de Sophia Andresen, num viés reflexivo, crítico, científico e literário.
Comissão Organizadora
Leandro de Carvalho Gomes
Critica Feminista
Algemira de Macêdo Mendes
Adriana Aparecida de Figueiredo Fiuza
Nayane Larissa Vieira Pinheiro
Nágila Alves da Silva
ANDRE REZENDE BENATTI
Alexandra Santos Pinheiro
Comissão Científica