Resumo
Introdução:
O excesso de peso tornou-se um problema de Saúde público mundial por causar diversas patologias, em especial as doenças crônicas não transmissíveis. Longas jornadas de trabalho, stress e falta de tempo contribui para uma alimentação inadequada e por conseguinte alterações nutricionais importantes.
Objetivos:
O objetivo do estudo foi analisar características antropométricas de funcionários de um Centro Universitário no Maranhão e associar com morbidades e tempo na Instituição.
Materiais e Métodos:
Estudo do tipo descritivo analítico realizado entre os meses de março e abril de 2019. A pesquisa foi realizada em um Centro Universitário de São Luís do Maranhão. A amostra foi composta por conveniência e os critérios de não inclusão adotados foram: docentes da instituição e aqueles que não concordaram em participar em algumas das etapas da pesquisa. As variáveis analisadas via questionário foram: sexo, idade, presença de comorbidades e tempo na instituição de ensino. A avaliação antropométrica foi realizada em balança com estadiometro acoplado, o peso registrado em kilos (Kg) e a altura em centímetros (Cm). Após registro calculou-se o Índice de Massa Corporal (IMC) com a divisão do peso pela altura ao quadrado, em seguida classificou-se conforme OMS (2002). A analise de dados foi realizada com o programa Stata 14.0, considerando significância quando p<0,05.
Resultados:
Participaram do estudo 24 funcionários do Centro Universitário, de diferentes setores da Instituição, sendo 58,3% (n=14) do sexo feminino, com média idade de 30,5+7,87 anos. Na avaliação antropométrica a média de peso e IMC foram, respectivamente, 74,3+16,04kg e 27,2+4,63kg/m2. Da amostra analisada 45,8% (n=11) apresentou-se eutrofico, 33,3% (n=8) com sobrepeso e 20,8% (n=5) com obesidade. Em relação a presença de comorbidades mais da metade dos participantes (58,3%) não relatou comorbidades. Avaliou-se ainda o tempo de instituição e 33,3% (n=8) estava com 1 a 3 anos de instituição e 29,2% (n=7) tempo superior a 5 anos.
Conclusão:
Após os resultados apresentados constata-se que os funcionários do Centro Universitário necessitam de um acompanhamento nutricional, em sua maioria, visto o excesso de peso prevalente em mais de cinquenta por cento dos avaliados. Ressalta-se ainda uma orientação adequada aos portadores de morbidades associadas a fatores nutricionais determinantes
Comissão Organizadora
Congresso Maranhense de Nutrição Clínica
Eliakim do Nascimento Mendes
Ananda da Silva Araujo Nascimento
Juliane Cantanhede de Sousa
Rafaiana silva Almeida
Thayná Rodrigues Dias
Nayra Mylena Cantanhede da Silva
Thacylla Corrêa dos Santos
Karla Bianca Lopes Dos Santos
Ellen Jhanayna Teixeira Quadros
Bruna Waleska Borges de Oliveira
VITÓRIA DANDARA COLINS MACEDO
Maria Clara Caldas Costa
Janiele fonseca almeida
Comissão Científica