INTRODUÇÃO: A Diabetes Mellitus é identificada como uma condição de etiologia multifacetada, cuja manifestação decorre da inadequação na produção de insulina no pâncreas, órgão responsável por sua síntese. A Atenção Primária à Saúde é amplamente reconhecida por sua capacidade de fornecer soluções abrangentes para as necessidades da comunidade ao longo da vida, oferecendo acesso contínuo a cuidados.
OBJETIVO: Descrever por meio das evidências científicas as melhores ações de cuidados preventivos da diabetes mellitus tipo 2 focado na atenção primária à saúde.
METODOLOGIA: Este estudo é uma revisão integrativa realizada por meio de busca eletrônica na base de dados PubMed. A busca, utilizando os descritores “type 2 diabetes mellitus”, “prevention”, “evidence” e “primary health care”, associados simultaneamente utilizando-se o operador “AND”, encontrou 26 publicações entre 2016 e 2021, as quais foram submetidas a critérios de seleção. Após aplicação dos critérios de inclusão, foram selecionados estudos nos idiomas inglês, espanhol e português disponibilizados na íntegra e de acesso livre, com período de publicação entre 2016 e 2021. Dessa forma, totalizou 3 artigos a serem analisados.
RESULTADOS: Os três artigos destacaram importância da Atenção Primária à Saúde, conduzindo intervenções voltadas tanto para o indivíduo quanto para a comunidade, visando atender às demandas mais frequentes da população. Entre elas, destaca-se a Diabetes Mellitus tipo 2, uma condição com múltiplas causas que requer uma abordagem holística e educativa, incluindo intervenções no estilo de vida. Além disso, um dos estudos enfatizou a importância da mudança dos hábitos de vida como a alimentação, atividade física com regularidade e uso de medicamentos se necessário para combater a Diabetes Mellitus.
CONCLUSÃO: Com base nos resultados obtidos nesta revisão integrativa, podemos concluir que a abordagem preventiva da Diabetes Mellitus tipo 2 na Atenção Primária à Saúde é crucial para enfrentar os desafios apresentados por essa condição multifacetada. A ênfase na intervenção precoce e na promoção de mudanças de estilo de vida, juntamente com o acesso contínuo a cuidados de saúde de qualidade, demonstra a importância da APS na prevenção e no controle da DM tipo 2. Essas descobertas reforçam a necessidade de políticas e programas de saúde que priorizem a prevenção e a educação em saúde, visando reduzir a incidência e os impactos dessa doença crônica na população.
Comissão Organizadora
Centro Acadêmico Ruth Sonntag Nussenzweig
Talys Arruda Jucá da Silva
Sarah Garcia Bento Fonseca
ASHLEY FERNANDA DE SOUSA E SOUSA
Mônica Oliveira Silva Barbosa
Julia Leite Abreu
Comissão Científica
Ana Beatriz Pereira de Souza
Gustavo Costa Freitas
Ana Caroline Lemos de Andrade