Introdução: A curricularização da extensão, conforme a Resolução CNE/CES nº 7/2018, alinhada às estratégias do Plano Nacional de Educação (PNE), busca posicionar o ensino como agente de transformação social, potencializando o engajamento dos alunos. A aplicação de projetos em aldeias indígenas, povos originários da Amazônia, é uma realidade em Marabá/PA, representando uma parceria entre a Instituição de Ensino Superior (IES), a Secretaria de Saúde Indígena e o Governo Municipal, além de proporcionar aos acadêmicos uma valiosa experiência intercultural. Objetivo: Relatar a experiência dos alunos do 3º período do curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas do Pará (FACIMPA) durante a aplicação do projeto "Sol de Carajás: saúde materno-infantil" nas aldeias Kaxatikrétikatêjê e Tokurykti, localizadas na Terra Indígena Mãe Maria, Pará. Materiais e Métodos: Os alunos realizaram visitas observacionais, elaboraram um projeto-ação, apresentaram-no a uma banca examinadora e, finalmente, implementaram-no nas aldeias, com foco em palestras informativas, atividades de gamificação sobre temas de saúde, bem como houve atendimento médico pela equipe do internato como parte integrativa da ação. Resultados: A ação proporcionou aos acadêmicos um contato íntimo com a cultura dos povos originários, permitindo uma compreensão mais profunda da subjetividade dos pacientes a partir de suas realidades culturais. Os desafios incluíram a barreira da língua nativa e a necessidade de adaptação das estratégias de comunicação. Conclusão: A experiência evidenciou a importância da interculturalidade no campo da saúde, destacando a necessidade de práticas mais inclusivas e sensíveis às especificidades culturais dos povos indígenas, ao mesmo tempo em que enriqueceu o aprendizado dos acadêmicos e fortaleceu os laços entre a FACIMPA, a comunidade indígena e os órgãos públicos locais.
Comissão Organizadora
Centro Acadêmico Ruth Sonntag Nussenzweig
Talys Arruda Jucá da Silva
Sarah Garcia Bento Fonseca
ASHLEY FERNANDA DE SOUSA E SOUSA
Mônica Oliveira Silva Barbosa
Julia Leite Abreu
Comissão Científica
Ana Beatriz Pereira de Souza
Gustavo Costa Freitas
Ana Caroline Lemos de Andrade