Introdução: A impressão 3D um processo caracterizado pela criação de objetos físicos a partir de sua representação geométrica em um arquivo digital. Na área da saúde, esses modelos têm sido utilizados na medicina regenerativa e na reprodução de peças anatômicas, as quais podem ser úteis como ferramenta no ensino da anatomia, bem como na prática clínica.
Objetivos: Produzir peças anatômicas impressas em 3D e avaliar o uso das mesmas pelos profissionais da saúde do Hospital de Doenças Tropicais- HDT-UFNT, observando as melhorias na prática clínica.
Método: Estudo transversal descritivo, com aprovação pelo comitê de ética, parecer 5.986.857. População alvo são profissionais da saúde do HDT-UFNT de Araguaína-TO. São 4 etapas: I. Levantamento dos atendimentos especialidades realizadas no HDT-UFT; II. Levantamento das peças anatômicas que poderiam ser utilizadas na prática clínica; 3. Produção das peças anatômicas em 3D que serão utilizadas no atendimento aos pacientes e IV. Avaliação da efetividade da utilização das peças anatômicas em 3D na prática clínica. A pesquisa encontra-se em andamento.
Resultados: O Hospital de Doenças Tropicais, atualmente oferta atendimentos em 28 especialidades. Dos profissionais abordados e convidados para participar da pesquisa, até o momento 19 assinaram o Termo de Compromisso Livre e Esclarecido e responderam o formulário 01 (dados do profissional da saúde e seus atendimentos clínicos), participaram da pesquisa profissionais das especialidade de neurologia, enfermagem, dermatologia, odontologia, fisioterapia, fonoaudiologia, oftalmologia, pediatria, terapia ocupacional, ginecologia e obstetrícia, além de técnicos de enfermagem. As peças anatômicas que foram solicitadas para serem utilizadas na prática clínica são: olho humano, sistema auditivo, braço ou perna (parte muscular) , articulação do cotovelo, maxila e mandíbula), pele (camadas e anexos), corte transversal da medula/encéfalo completo, braço que especifique as veias possíveis de serem puncionadas, modelo para tratamento de acidente ofídico/acidente rábico/cabeça jararaca, modelo de braço, antebraço e mão com músculos e nervos, órgão sexual feminino interno e externo seccionado, laringe, faringe, pulmão, tecido de pele (epiderme, derme, subcutâneo e anexos), órtese, pulmão, mão, pé e coração. Foram impressas/produzidas 9 peças anatômicas em 3D, a saber: crânio, mandíbula, 2 encéfalos, 2 corações, 2 pulmões, aparelho auditivo.
Conclusão: Os resultados indicam que o uso dos modelos anatômicos impressos em 3D estão ajudando na comunicação entre pacientes e os profissionais da saúde do HDT-UFNT, sendo que as peças contribuem para o entendimento do diagnóstico, do prognóstico e a evolução dos tratamentos de diferentes patologias.
Comissão Organizadora
Centro Acadêmico Ruth Sonntag Nussenzweig
Talys Arruda Jucá da Silva
Sarah Garcia Bento Fonseca
ASHLEY FERNANDA DE SOUSA E SOUSA
Mônica Oliveira Silva Barbosa
Julia Leite Abreu
Comissão Científica
Ana Beatriz Pereira de Souza
Gustavo Costa Freitas
Ana Caroline Lemos de Andrade