INTRODUÇÃO: A hipertensão arterial é uma das condições crônicas mais prevalentes em todo o mundo, representando um significativo desafio para os sistemas de saúde. No contexto da Estratégia Saúde da Família (ESF), a educação em saúde emerge como uma ferramenta fundamental para enfrentar esse problema de saúde pública. OBJETIVO: Analisar a produção científica sobre a eficiência da educação em saúde para pacientes hipertensos dentro do contexto da Estratégia Saúde da Família. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A busca dos trabalhos envolvidos na pesquisa foi realizada nas seguintes bases de dados: LILACS, BDENF e MEDLINE, a partir dos descritores em ciências da saúde: “Atenção primária à saúde”, “Educação em saúde” e “Hipertensão” associados simultaneamente utilizando-se o operador “AND”. Encontrou-se 14 publicações, dos quais foram selecionados 5 para serem analisados. Os critérios de inclusão foram: publicados no período entre 2014 e 2024, cujo acesso ao periódico era livre aos textos completos, artigos em idioma português, inglês e espanhol e relacionados a temática. Critérios de exclusão foram: artigos duplicados, incompletos, resumos, debates, artigos publicados em anais de eventos e indisponíveis na íntegra. RESULTADOS: Os cinco artigos destacaram a importância de orientar todo esse público em relação a redução do sal, alimentação adequada de verduras e legumes associados a prática regular de exercícios físicos, visto que essas práticas não são realizadas pela maioria dos hipertensos, sendo o exercício físico o menos realizado entre esse grupo. CONCLUSÃO: A produção científica sobre educação em saúde para hipertensos demonstrou que é preciso manter a pressão arterial sob controle, tanto os hipertensos quanto seus familiares devem seguir essas orientações. A educação em saúde é fundamental para fortalecer o conhecimento dos pacientes e promover uma melhor qualidade de vida, capacitando-os a cuidar de si mesmos e a participar ativamente do seu processo de cuidado.
Comissão Organizadora
Centro Acadêmico Ruth Sonntag Nussenzweig
Talys Arruda Jucá da Silva
Sarah Garcia Bento Fonseca
ASHLEY FERNANDA DE SOUSA E SOUSA
Mônica Oliveira Silva Barbosa
Julia Leite Abreu
Comissão Científica
Ana Beatriz Pereira de Souza
Gustavo Costa Freitas
Ana Caroline Lemos de Andrade