INTRODUÇÃO: A obstrução das vias aéreas por corpo estranho (OVACE) é um acidente grave e potencialmente fatal, atingindo sobretudo crianças. Dessa forma, dentro do público estudantil médio, é essencial a passagem do conhecimento relacionado a esse tipo de acidente, uma vez que a OVACE ocupa uma das principais causas de mortalidade infantil no país. OBJETIVOS: O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de Medicina em uma ação sobre o manejo do OVACE para alunos do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Araguaína-TO. MATERIAIS E MÉTODOS: A metodologia utilizada iniciou-se com uma capacitação com um professor doutor do curso de Medicina para os alunos do terceiro período, que envolveu ensino teórico e prático para uma melhor abordagem. A ação ocorreu no Colégio Estadual Rui Barbosa para alunos do ensino médio e consistiu em uma apresentação com falas simples e diretas sobre as melhores maneiras de portar-se diante um engasgo tanto adulto quanto infantil, acompanhada de conversação entre os discentes do ensino médio e do ensino superior. Posteriormente, foi realizado um ensino prático das manobras de desengasgo de acordo com os principais apontamentos da American Heart Association, no qual foram utilizados simuladores para o treino do suporte básico de vida de tamanhos adulto e infantil, dando oportunidade aos estudantes do ensino médio terem acesso às simulações realísticas. Além disso, também foram trabalhadas possíveis ocasiões em que tal tragédia pode ocorrer, com exemplos do cotidiano, a fim de evitar possíveis engasgos. RESULTADOS: A capacitação teórico-prática em OVACE é essencial aos alunos do ensino médio no que diz respeito ao saber lidar com uma situação de engasgo, sobretudo infantil, evitando paradas cardiorrespiratórias e o elevando o aumento da sobrevida. Por meio desta foi possível observar que houve assimilação dos conteúdos de forma exitosa pelos alunos do colégio estadual. CONCLUSÃO: A experiência permitiu aos acadêmicos a transmissão desse saber imprescindível aos estudantes e o planejamento para a realização da capacitação envolvendo alunos de outras escolas do município.
REFERÊNCIAS
AMERICAN HERT ASSOCIATION. Guidelines. Destaques das Diretrizes da American Heart Association. Atualização das diretrizes de RCP e ACE, 2020. AHA, versão português, p.1-32, 2020.
SOUZA, R. P. de; FARIA, J. C. P. Basic life support training in schools. ABCS Health Sciences, [S. l.], v. 46, p. e021303, 2021. DOI: 10.7322/abcshs.2020051.1499. Disponível em: https://www.portalnepas.org.br/abcshs/article/view/1499. Acesso em: 30 apr. 2024.
LIMA, L. S. de; CARDOSO, M. B. P.; ALLGAYER, M. F. Conhecimento dos profissionais de educação infantil sobre a obstrução de vias aéreas por corpo estranho (OVACE) em crianças: uma revisão integrativa. Revista JRG de Estudos Acadêmicos , Brasil, São Paulo, v. 7, n. 14, p. e14903, 2024. DOI: 10.55892/jrg.v7i14.903. Disponível em: https://revistajrg.com/index.php/jrg/article/view/903. Acesso em: 30 abr. 2024.
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