AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DE EDUCADORES FÍSICOS EM SUPORTE BÁSICO DE VIDA

  • Autor
  • Bruna Giraldi
  • Co-autores
  • Samir Farad El Kadri , Fátima Aparecida Henrique Lotufo
  • Resumo
  • O suporte básico de vida (SBV) é definido como a abordagem inicial da vítima de parada cardiorrespiratória (PCR), por meio de um conjunto de estratégias que visam manter o sobrevivência até a chegada da equipe de emergência, de modo a melhorar o prognóstico do paciente. É importante ressaltar que cerca de 80% das PCR ocorrem em ambiente pré-hospitalar. Dessa maneira, o SBV se mostra essencial, uma vez que na maioria dos casos não há tempo para que ocorra a locomoção até o ambiente hospitalar, sem que o paciente já não tenha evoluído a óbito ou adquirido sequelas, caso o atendimento inicial não tenha sido prestado. 

    Embora a prática regular de atividade física promova a saúde e o bem-­estar, o exercício intenso aumenta o risco de morte súbita em pessoas com afecções cardiovasculares. Sendo assim, pode-se afirmar que o educador físico está suscetível a vivenciar, durante as suas aulas, situações em que os alunos necessitem de atendimento de emergência. O aumento crescente da taxa de parada cardiorrespiratória relacionada à atividade física faz desta um problema de saúde pública, tornando-­se necessária a educação para o reconhecimento da parada cardiorrespiratória, a realização imediata de ressuscitação cardiopulmonar e o acesso precoce ao desfibrilador externo automático.  Dessa forma, cabe destacar a importância do conhecimento em primeiros socorros pelos educadores físicos.

    A fim de analisar o conhecimento de educadores físicos e funcionários das diversas academias de atividade física de Araras/São Paulo sobre o manejo adequado e oportuno da PCR, de acordo com as recomendações internacionais do SBV, realizou-se um estudo observacional, descritivo, cuja amostra foi construída por intenção, por meio da coletada de dados a partir de um questionário objetivo contendo 20 questões de múltipla escolha baseado nos modelos da American Heart Association para avaliar o nível de conhecimento em Suporte Básico de Vida.

    Os resultados mostram que, apesar da média geral de acertos ter se mantido em 60,5%, os participantes possuem conhecimentos insuficientes em Suporte Básico de Vida. O número mínimo de acertos se manteve em 7/20 e o número máximo em 17/20. Isso demonstra que há importantes lacunas no ensino que precisam ser avaliadas e enfrentadas e reforçaram também a necessidade de inclusão de disciplina permanente sobre SBV nas instituições de ensino superior para todos os cursos da área da saúde e, principalmente, com uma perspectiva adequada para as necessidades comuns dentro do campo de atuação de cada profissional, bem como cursos de reciclagem e manutenção do conhecimento para profissionais já formados, uma vez que, mesmo apresentando cursos de capacitação, a falta de aplicabilidade contínua dos conhecimentos apreendido pode reduzir ao longo do tempo a capacidade de utilização dos procedimentos clínicos necessários em casos específicos de SBV.

  • Palavras-chave
  • Parada Cardíaca, Parada Cardíaca Extra Hospitalar, Parada Cardíaca Extra-hospitalar, Parada Cardio-respiratória, Parada Cardiopulmonar, Parada Cardiorespiratória, Reanimação Cardiopulmonar, Academias Esportivas, Educador Físico, Suporte Básico de Vida
  • Área Temática
  • Saúde Coletiva
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Os trabalhos publicados deverão ter sido inscritos no Congresso Médico Acadêmico da Unicamp - COMAU, e terem o seu projeto aprovado por 2 avaliadores (docentes e pós graduandos escolhidos pela Comissão Científica).

  • Fonoaudiologia e Desenvolvimento Humano
  • Reabilitação Fonoaudiológica
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