AVALIAÇÃO DA EFICÁCIA DE UM INSTAGRAM EDUCATIVO PARA PROMOÇÃO DE SAÚDE PARA O PÚBLICO JOVEM

  • Autor
  • Paula Maria Bernardes Camargos
  • Co-autores
  • Letícia Mansano de Souza , Ricardo Rodrigues Nunes , Lília Freire Rodrigues de Souza Li
  • Resumo
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    Resumo: Introdução: O crescente uso de smartphones, tablets e aplicativos móveis, particularmente das redes sociais, tem auxiliado na promoção de conhecimento sobre saúde para a população em geral. Acreditamos que há uma lacuna de informação sobre saúde na população e que é importante ampliarmos os meios de comunicação para promover hábitos saudáveis e motivar mudanças de comportamentos entre os jovens. Este estudo possui enfoque no Instagram, uma rede social na qual o usuário pode postar fotos e vídeos de curta duração, lançado em 2010 pelo norte-americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, engenheiros de software e foi escolhido devido à preferência dos jovens por essa rede social. Objetivo: Este trabalho visa propor uma intervenção utilizando a rede social Instagram para promover saúde, melhoria na qualidade de vida, bem-estar físico e mental e hábitos saudáveis para a população jovem. Tem por objetivo avaliar a eficácia de um Instagram Educativo nas mudanças de hábitos dos jovens; e se houve ganho de conhecimento por meio dos conteúdos disponibilizados. Método: Foi aplicado um questionário inicial para a avaliação do perfil do público que já acompanha o Instagram e de seus hábitos no início do estudo, a fim de direcionarmos os conteúdos das publicações e estimarmos a população amostral. Após um período de 6 meses, esse questionário foi reaplicado juntamente com outro questionário sobre a opinião dos participantes sobre a página para avaliar a aquisição de conhecimento e mudança de hábitos de vida pelos jovens que acompanharam o Instagram Educativo, bem como a sua eficácia. A aplicação dos questionários foi online, sendo que o convite foi disponibilizado ao público em geral. Para ter acesso ao questionário o participante tinha que acessar a página do Instagram Educativo, onde havia o link de acesso para o questionário. Os participantes foram convidados a seguir a página e a responderem o questionário novamente após 6 meses, bem com a opinarem sobre a página do Instagram. Para todas as comparações de dados categóricos foi utilizado o teste do Qui-quadrado. As duas somatórias foram comparadas utilizando o teste T de Student para dados pareados nos 16 participantes que responderam os questionários no intervalo de 6 meses. Esse trabalho foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa. Resultados: Responderam ao questionário inicial 63 participantes e a análise do perfil sociodemográfico demonstrou uma população predominantemente do sexo feminino (n=52, 81%) e que possuía formação superior (n=43, 68%). A página atingiu o público-alvo esperado, visto que 39 (62%) possuíam entre 18 e 30 anos. Dezesseis participantes responderam ao questionário final após 6 meses. Nos participantes de 18 a 30 anos a média do escore do questionário inicial foi 19,4 (± 3,6; n=39), e a final foi 20,5 (± 3,8; n=9), e para os participantes com mais de 30 anos a média do escore inicial foi 18,7 (±4,1; n=24) e a final foi 20 (± 4,2; n=7). Conclusão: A página do Instagram Educativo teve boa aceitabilidade entre o público, e atingiu o perfil sociodemográfico da população alvo. Não foi possível concluir se houve melhora de hábitos em relação à frequência de acesso para os participantes que responderam a ambos os questionários. Com essa pesquisa pudemos identificar os temas que devem ser abordados com mais frequência na página.

    Palavras chaves: rede social; hábitos saudáveis; mudança de comportamento. 

     

  • Palavras-chave
  • Palavras chaves: rede social; hábitos saudáveis; mudança de comportamento
  • Área Temática
  • Saúde Coletiva
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Os trabalhos publicados deverão ter sido inscritos no Congresso Médico Acadêmico da Unicamp - COMAU, e terem o seu projeto aprovado por 2 avaliadores (docentes e pós graduandos escolhidos pela Comissão Científica).

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O contato com a Comissão Científica pode ser realizado através do e-mail: ctfcomau@unicamp.br

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