A VOZ DE STEPHEN HAWKING: SUA TRAJETÓRIA NO USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA COMUNICAÇÃO

  • Autor
  • Thaíza Stéfani Silva
  • Co-autores
  • Priscila Mara Ventura Amorim Silva , Lucia Helena Reily
  • Resumo
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    Reconhecido por sua mente brilhante e suas contribuições científicas, o importante físico Stephen Hawking também apresentava uma doença progressiva degenerativa do sistema nervoso motor, a Esclerose Lateral Amiotrófica. No decorrer da progressão da doença, ele ficou impossibilitado de se locomover, de escrever e falar, o que levou ao uso da comunicação suplementar e alternativa (CSA) a partir de 1985, quando foi submetido a uma traqueostomia. O objetivo da pesquisa é cruzar o desenvolvimento da tecnologia assistiva em CSA para prover sistemas de vocalização para pessoas que perderam ou não desenvolveram a fala com os sistemas de CSA utilizados por Hawking desde tal episódio até o final da sua vida. Esta pesquisa segue uma abordagem qualitativa, de análise documental, biográfica, autobiográfica e filmográfica sobre a vida de Stephen Hawking, com recorte que focaliza os sistemas de CSA por ele utilizados. Os sistemas de CSA utilizados por Stephen Hawking acompanham as conquistas tecnológicas e de evolução da CSA, no entanto, o físico não chega a utilizar o avanço pleno da época, o recurso de eye tracking. Stephen Hawking foi uma figura pública, um cientista e pesquisador que pôde contribuir de forma significativa para os avanços dos conhecimentos da ciência. Isso foi possível porque ele pôde contar, ao longo do percurso da sua doença, com equipes multiprofissionais da área da saúde e da engenharia que atenderam às suas necessidades e condições específicas, assegurando que ele pudesse usar a sua voz de forma alternativa e eficaz.

  • Palavras-chave
  • Sistemas de Comunicação Alternativos e Aumentativos, Stephen Hawking, Fonoaudiologia
  • Área Temática
  • Reabilitação Fonoaudiológica
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Os trabalhos publicados deverão ter sido inscritos no Congresso Médico Acadêmico da Unicamp - COMAU, e terem o seu projeto aprovado por 2 avaliadores (docentes e pós graduandos escolhidos pela Comissão Científica).

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