Introdução: Doenças inflamatórias Intestinais (DII) podem ser classicamente divididas em retocolite ulcerativa idiopática (RCUI), doença de Crohn (DC) e colite não classificada (CnC). Suas apresentações clínicas são variáveis e suas sintomatologias são, muitas vezes, inespecíficas5. A literatura sobre DII na infância ainda é muito escassa. Espera-se, através desse artigo, avaliar os pacientes acompanhados com diagnóstico de DII, as repercussões clínicas, a curto e longo prazo, diagnóstico precoce e melhores repertórios de planos de tratamentos. Métodos: Estudo de coorte retrospectivo com análise de dados de pacientes com idades entre 0 e 18 anos acompanhados com diagnóstico de DII na infância num hospital terciário, no período de Outubro de 2000 a Fevereiro de 2021. Resultados: Foram avaliados 43 pacientes, a maioria do sexto masculino e diagnosticada com DC. Os sintomas gastrointestinais mais prevalentes foram diarreia, dor abdominal, fezes com sangue e perda de peso. Os sintomas extra intestinais mais frequentes foram anemia e artralgia. Uma parcela significativa apresentou restrição de crescimento e magreza no seguimento, sendo que as variáveis peso e IMC foram significativamente menores no grupo com DC. Todos os pacientes com DC foram diagnosticados ?16 anos, a localização anatômica mais prevalente foi a ileo-colônica e o comportamento mais comum foi o de caráter inflamatório e a maioria dos pacientes apresentaram modificador da doença perianal positivo. Já os pacientes com RCUI, a grande maioria apresentou pancolite. Conclusão: Houve predominância masculina, maior frequência de DC, maior risco de déficit de crescimento e manifestações extra intestinais em pacientes com DC em comparação com os pacientes com RCUI.
Palavras- chave: Doença Inflamatória Intestinal; Doença de Crohn; Retocolite Ulcerativa; Colite não Classificada; Criança; Evolução; Tratamento.
Os trabalhos publicados deverão ter sido inscritos no Congresso Médico Acadêmico da Unicamp - COMAU, e terem o seu projeto aprovado por 2 avaliadores (docentes e pós graduandos escolhidos pela Comissão Científica).
O contato com a Comissão Científica pode ser realizado através do e-mail: ctfcomau@unicamp.br
Corpo Editorial: Diretório Científico Adolfo Lutz
Endereço: R. Tessália Vieira de Camargo, 126 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-887
Periodicidade: Anual
https://doity.com.br/anais/comau2020