RESUMO
Introdução: A escola é o local de formação do indivíduo e deve contar com participação igualitária de toda sua comunidade. Nela acontece o processo de aprendizado e ensinamento com interesse crescente pela academia. O ambiente e a qualidade das interações com colegas, professores e gestores influenciam no rendimento dos estudantes. Um clima escolar positivo contribui para melhor aprendizagem e minimiza a influência da desigualdade socioeconômica da população. Objetivo: Correlacionar os escores de clima escolar e suas dimensões com comportamentos de risco e vulnerabilidades em estudantes adolescentes. Métodos: Este é um estudo transversal observacional, com adolescentes de 10 a 19 anos que estudavam em uma escola pública no estado de São Paulo. Foram aplicados um questionário para avaliação do clima escolar para alunos, professores e gestores. Os estudantes também responderam questionários sociodemográficos e para avaliação de uso de substâncias psicoativas, sintomas depressivos e garra. Resultado: O escore de clima escolar estava negativamente associado a fatores de risco e positivamente a fatores protetores na adolescência. As meninas apresentaram menor clima escolar, mas independente do sexo, alunos que já tinham sido alvo de bullying, usavam SPA, possuíam pensamentos suicidas ou praticavam cutting apresentaram uma menor pontuação do clima escolar total, enquanto os com escores melhores de garra, autoestima e satisfação com a vida apresentaram melhores escores totais e das diferentes dimensões de clima escolar. Quando comparados os escores total e das dimensões do questionário de clima e ambiente escolar, os alunos apresentaram mediana de escores significativamente inferiores aos professores e gestores. Discussão: O clima escolar modera a ocorrência de vulnerabilidades e comportamentos de risco, também influencia adolescentes a identificar sintomas e buscar ajuda frente ao sofrimento psíquico. Conclusão: Em nossa pesquisa a percepção de clima escolar foi destoante entre alunos, professores e gestores, sugerindo que os profissionais subestimavam o efeito de um clima escolar negativo sobre os desfechos de vulnerabilidade e riscos na adolescência.
Os trabalhos publicados deverão ter sido inscritos no Congresso Médico Acadêmico da Unicamp - COMAU, e terem o seu projeto aprovado por 2 avaliadores (docentes e pós graduandos escolhidos pela Comissão Científica).
O contato com a Comissão Científica pode ser realizado através do e-mail: ctfcomau@unicamp.br
Corpo Editorial: Diretório Científico Adolfo Lutz
Endereço: R. Tessália Vieira de Camargo, 126 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-887
Periodicidade: Anual
https://doity.com.br/anais/comau2020