O amplo uso de ferramentas de pesquisa na Internet permite explorar o padrão de interesse populacional em determinados assuntos. Este trabalho objetivou avaliar as pesquisas na Internet sobre importantes dermatoses no Brasil no período: jan/2009-jan/2019.
Foram avaliados comportamentos temporais, sazonais e geoespaciais baseados nas palavras-chaves: sífilis, hanseníase, micose, verruga, herpes genital, psoríase, vitiligo, urticária, acne, dermatite atópica, melasma, queda de cabelo, celulite, flacidez, estria, melanoma, câncer de pele, lipoma, cisto sebáceo, ceratose.
Trata-se de um estudo tipo ecológico baseado na Internet, em que foi empregada a ferramenta Google Trends. O desfecho utilizado foi o volume de pesquisa relativo (RSV), sendo a variação temporal avaliada pelo Teste de Tendência de Mann-Kendall e a sazonalidade, pelo Teste de Friedman. Observou-se que a maioria dos vocábulos apresentou tendência de crescimento e alguma sazonalidade trimestral.
Diversas doenças apresentaram aumento de incidência de atendimentos no Brasil. A expansão relativa de consultas em tantos termos também pode revelar uma progressiva inclusão digital na área da saúde, bem como o maior número de pacientes informados. Pesquisas baseadas na procura espontânea são também sujeitas a vieses, como campanhas e influência da mídia, não somente pela incidência da doença.
Em conclusão, foram encontrados comportamentos de pesquisa na Internet ligados a determinadas dermatoses que revelaram padrões de sazonalidade e refletiram características da epidemiologia local. Assim sendo, o conhecimento dos critérios de interesse pode orientar e monitorar campanhas de saúde.
Palavras-chave: Doenças dermatológicas; Sazonalidade; Epidemiologia; Internet; Pesquisa
Os trabalhos publicados deverão ter sido inscritos no Congresso Médico Acadêmico da Unicamp - COMAU, e terem o seu projeto aprovado por 2 avaliadores (docentes e pós graduandos escolhidos pela Comissão Científica).
O contato com a Comissão Científica pode ser realizado através do e-mail: ctfcomau@unicamp.br
Corpo Editorial: Diretório Científico Adolfo Lutz
Endereço: R. Tessália Vieira de Camargo, 126 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-887
Periodicidade: Anual
https://doity.com.br/anais/comau2020