Introdução: O presente trabalho vem tratar da questão da gravidez precoce na adolescência, da mesma forma, abordar a atuação do enfermeiro e seu papel de educador em saúde preventiva e sexual. O objetivo geral deste trabalho é evidenciar o papel do enfermeiro como educador de saúde na abordagem de prevenção e tratamento em casos de gravidez na adolescência. Nossos objetivos específicos são identificar os fatores que influenciam a ocorrência de gravidez na adolescência e encontrar metodologias para a abordagem da educação em saúde voltada para educação sexual e preventiva para os adolescentes. Métodos: A metodologia que utilizamos é de uma pesquisa bibliográfica, com levantamento, leitura e seleção de artigos mais relevantes em bases de dados como: Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica – MEDLINE, Biblioteca Eletrônica Científica Online – SCIELO e a Biblioteca Virtual em Saúde – BVS. Resultados: Esta pesquisa nos proporcionou observar que, atualmente, a gravidez indesejada é um dos principais problemas de saúde pública em nosso país. Assim, a maioria dos adolescentes não estão plenamente preparados para as responsabilidades de uma gestação, pois ocorrem mudanças na vida das mulheres, tais como o amadurecimento precoce, mudanças no corpo, e os planos para o futuro, assim como o desequilíbrio da saúde mental. Verificamos ainda que, como fator já conhecido, a questão socioeconômica está associada a gravidez na adolescência, tais como: a baixa escolaridade, baixa renda familiar, tabu/ausência de esclarecimento/informações dos pais, início precoce da atividade sexual e a não utilização de métodos contraceptivos. Conclusões: Concluímos que a educação em saúde realizadas pelo enfermeiro, além de sua importância e significar um acolhimento, são precedidas em grupo e em seguimento as consultas individuais, e reforçadas por ações educativas, levando em consideração: a escolha da mulher, do homem ou do casal, as características dos métodos e de fatores do eixo individual e situacional relacionados aos usuários dos métodos.
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