INTRODUÇÃO: A humanização é composta por valores, comportamentos e ações, diante seus princípios, tendo como objetivo promover a qualidade das relações entre as pessoas, mediante serviço na saúde. Tendo em vista os princípios que são: Participação das pessoas nas ações de gestão e atenção; Comunicação e dispositivos que favoreçam a interatividade e consideração à subjetividade e ao protagonismo das pessoas. OBJETIVO: Identificar a importância da humanização nos serviços de saúde no Brasil. METODOLOGIA: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada através das bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SCIELO), através dos seguintes Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): “Humanização”, “Serviços de Saúde” e “Atendimento Humanizado”, combinados entre si pelo operador booleano AND. A busca ocorreu no mês de março de 2023. Adotaram-se como critérios de inclusão: artigos no idioma português, disponíveis na íntegra, que abordassem a temática, com recorte temporal dos últimos cincos cinco anos. Como exclusão, foram estabelecidos os seguintes critérios: revisões de literatura, teses, monografias, dissertações, artigos que fugissem da temática e que estivessem repetidos nas bases de dados. Inicialmente, foram identificadas 73 referências primárias nas bases de dados/biblioteca virtual selecionadas. RESULTADOS: É fato que a humanização consistente é um processo baseado no amparo e valorização do paciente como pessoa humana e no respeito pelos direitos do mesmo, e a mesma é baseada na política de Humanização em saúde (PNH), visto que, o processo de humanização descentraliza o poder e naturalmente o compartilha com outros profissionais, gestores e os próprios pacientes, enfatizando a sistematização dessa rede de acolhimento. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os tópicos de humanização cobrem uma ampla gama de questões, incluindo auto implementação de um valor como cidadania, compromisso social e saúde, qualidade de vida, incluindo revisão das práticas de gestão. O espaço microscópico das atuações profissionais tradicionais, onde há conhecimento, poder e relacionamentos. Assim, é preciso entender a humanização como um assunto complexo permear em diferentes temas de fazer.
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