RESUMO: INTRODUÇÃO: Os exercícios do método pilates visam estreitar a relação entre mente e corpo, bem como uma perspectiva de correlação estrutural, corporal, mais integrada, a partir da melhor condição de domínio motor. Em complemento, nota-se a relevância do método pilates dentre as mais diferentes formas de exercitação física, quando se busca diversas benefícios, tais como, a prevenção e a reabilitação. OBJETIVO: O presente estudo tem como objetivo compreender as implicações e a influência da prática do método pilates, no desenvolvimento integral de crianças de 1 a 12 anos de idade. MÉTODOS: O presente trabalho seguiu os protocolos característicos das pesquisas de revisão de literatura narrativa, sendo realizada uma busca sistêmica a partir do dia 28 de novembro de 2022, na interface de busca do PubMed nos últimos 5 anos. Quanto ao critério de elegibilidade, delimitou-se como critérios de inclusão, estudos experimentais que tratem de crianças hígidas de ambos os gêneros, e que analisem a intervenção pelo método pilates sobre o desenvolvimento motor e cognitivo de crianças. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram incluídos 5 artigos nesta revisão, onde os quais junto as evidências da literatura vigente, corroboraram apontando um caminho promissor no que tange as implicações do pilates no desenvolvimento integral das crianças. CONCLUSÃO: Assim, conclui-se que no atual cenário, há influência positiva do pilates no desenvolvimento motor, bem como na saúde estrutural de crianças, uma vez que evidencias apontam a eficácia da exercitação no controle e diminuição da dor crônica.
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