RESUMO: Introdução: É indiscutível quão grande é a importância dos hábitos alimentares de cada pessoa, isso influencia em toda sua vida, é refletido não somente na sua imagem corporal. Vários fatores interferem nesse processo, como questões genéticas, fatores hereditários, socioeconômicos, ambiente que o indivíduo frequenta e até mesmo influência da mídia através de comerciais e desenhos. Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar de forma clara como a mídia pode influenciar no padrão alimentar de crianças. Métodos ou metodologia: O presente estudo trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) de abordagem qualitativa, com busca nas bases de dados PubMed, Scietific Eletronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A pesquisa foi realizada no mês de março de 2023 e teve como critérios de inclusão artigos dos últimos cinco anos, 2019 a 2023, nos idiomas inglês, espanhol e português. Resultados: Portanto, nota-se que a capacidade da mídia de influenciar os desejos de crianças e adolescentes os prejudica por contribuir para o desenvolvimento de um ambiente obesogênico a partir de muito cedo, o que contribui para o surgimento de DCNTs nesses indivíduos. Conclusão/Considerações Finais: A publicidade existente na mídia tem grande influência em escolhas alimentares durante a infância, já que esse público é mais vulnerável às estratégias de marketing apresentadas em propagandas. Além disso, como os hábitos alimentares são desenvolvidos na infância, as propagandas podem promover uma alimentação que favorece o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs). Sendo assim, infere-se que são necessárias medidas para a conscientização dos pais em relação à alimentação durante a infância e a criticidade em relação às informações apresentadas pelas estratégias de publicidade.
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