INFLUÊNCIA DA PUBLICIDADE NA ALIMENTAÇÃO INFANTIL.

  • Autor
  • Rainnymarie Beatriz Silva Silva
  • Co-autores
  • Lucas Emanoel Costa Gomes , Andreza Laisa Menezes Lopes , Shirley Pascoal dos Reis Marques , Gabriela Cicalise de Souza Santos
  • Resumo
  • RESUMO: Introdução: É indiscutível quão grande é a importância dos hábitos alimentares de cada pessoa, isso influencia em toda sua vida, é refletido não somente na sua imagem corporal. Vários fatores interferem nesse processo, como questões genéticas, fatores hereditários, socioeconômicos, ambiente que o indivíduo frequenta e até mesmo influência da mídia através de comerciais e desenhos. Objetivos: O objetivo deste trabalho é apresentar de forma clara como a mídia pode influenciar no padrão alimentar de crianças. Métodos ou metodologia: O presente estudo trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) de abordagem qualitativa, com busca nas bases de dados PubMed, Scietific Eletronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). A pesquisa foi realizada no mês de março de 2023 e teve como critérios de inclusão artigos dos últimos cinco anos, 2019 a 2023, nos idiomas inglês, espanhol e português. Resultados: Portanto, nota-se que a capacidade da mídia de influenciar os desejos de crianças e adolescentes os prejudica por contribuir para o desenvolvimento de um ambiente obesogênico a partir de muito cedo, o que contribui para o surgimento de DCNTs nesses indivíduos. Conclusão/Considerações Finais: A publicidade existente na mídia tem grande influência em escolhas alimentares durante a infância, já que esse público é mais vulnerável às estratégias de marketing apresentadas em propagandas. Além disso, como os hábitos alimentares são desenvolvidos na infância, as propagandas podem promover uma alimentação que favorece o desenvolvimento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs). Sendo assim, infere-se que são necessárias medidas para a conscientização dos pais em relação à alimentação durante a infância e a criticidade em relação às informações apresentadas pelas estratégias de publicidade. 

     

  • Palavras-chave
  • Propaganda de Alimentos, Alimentação da Criança, Saúde da Criança
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Resumo Expandido
Voltar Download
  • Capítulo de Livro, Ciências da Saúde: Atenção Primária
  • Capítulo de Livro, Ciências da Saúde: Atenção Secundária ou Terciária
  • Capítulo de Livro, Ciências Biológicas: Área Geral
  • Capítulo de Livro, Ciências Biológicas: Fisiologia, Molecular, Nuclear e áreas afins
  • Capítulo de Livro, Ciências Biomédicas
  • Capítulo de Livro, Ciências Humanas Aplicadas
  • Capítulo de Livro
  • Capítulo de Livro
  • Capítulo de Livro, Saúde Mental: Psicologia, Psiquiatria, Psicanálise e áreas afins
  • Capítulo de Livro
  • Capítulo de Livro, Metodologias Científicas, de Pesquisa e Projetos
  • Capítulo de Livro
  • Capítulo de Livro
  • Capítulo de Livro, Temática Livre Para Todas as Áreas
  • Resumo Expandido
  • Resumo Expandido
  • Resumo Expandido
  • Resumo Expandido
  • Resumo Expandido
  • Resumo Expandido
  • Resumo Expandido
  • Resumo Expandido
  • Resumo Expandido
  • Resumo Expandido
  • Resumo Expandido
  • Resumo Expandido
  • Resumo Expandido
  • Resumo Expandido
  • Resumo Expandido
  • Resumo Simples, Ciências da Saúde: Atenção Primária
  • Resumo Simples, Ciências da Saúde: Atenção Secundária ou Terciária
  • Resumo Simples, Ciências Biológicas: Área Geral
  • Resumo Simples, Ciências Biomédicas
  • Resumo Simples, Ciências Biológicas: Fisiologia, Molecular, Nuclear e áreas afins
  • Resumo Simples, Ciências Sociais
  • Resumo Simples, Ciências Humanas Aplicadas
  • Resumo Simples, Ciências Humanas: Filosofia, Sociologia, Geografia, Antropologia e áreas afins
  • Resumo Simples, Saúde Mental: Psicologia, Psiquiatria, Psicanálise e áreas afins
  • Resumo Simples, Área Multidisciplinar
  • Resumo Simples, Ciências da Religião, Mitologia, História e áreas afins
  • Resumo Simples, Metodologias Científicas, de Pesquisa e Projetos
  • Resumo Simples, Arte, Cultura, Temas Sociais e Representatividade
  • Resumo Simples, Temática Livre Para Todas as Áreas

Comissão Organizadora

Editora Lion

Comissão Científica