CARACTERIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DE VÍTIMAS DE ACIDENTES DE TRÂNSITO

  • Autor
  • Ana Christina de Sousa Baldoino
  • Co-autores
  • Jhonatan Iúry Nogueira Muniz , Cintia Borim de Oliveira Marques , Dyanna Aparecida da Silva de Sousa , Jaqueline Barbosa do Nascimento , Nicholle Akocayti Sábara Bezerra
  • Resumo
  •  

    Introdução: As causas externas, como a violência e os acidentes, podem potencializar lesões físicas e psicológicas, levando à morte ou sequelas temporárias ou permanentes. Os acidentes de trânsito são a principal causa externa de mortes e sobrecarregam os serviços de saúde. Isso prejudica a qualidade de vida das vítimas e aumenta os gastos governamentais com tratamento. O objetivo global é reduzir em 50% as mortes e ferimentos por acidentes de trânsito até 2030. No Brasil, há uma média de 50 mil mortes por ano devido a acidentes de trânsito, colocando o país em terceiro lugar no ranking de mortes no trânsito. Esses acidentes são um grave problema de saúde pública e exigem medidas preventivas para aliviar a sobrecarga do sistema de saúde. Objetivo: Caracterizar o perfil epidemiológico das vítimas por acidentes de trânsito no Estado do Piauí no período de 2016 a 2020. Metodologia: Trata-se de um estudo epidemiológico descritivo, longitudinal e quantitativa dos óbitos causados por acidentes de trânsito no estado do Piauí durante o período de 2016 a 2020. Os dados foram coletados do site do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) e incluíram informações como ano do óbito, município, cor/raça, faixa etária, sexo, estado civil e local de ocorrência dos acidentes. Para a análise, os dados foram agrupados e processados no software Excel for Windows versão 2021. Uma vez que se tratou de um estudo baseado em informações secundárias disponíveis publicamente e com acesso livre na web, não foi necessária a submissão do projeto ao Comitê de Ética e Pesquisa (CEP). Resultado: Durante o período analisado, foram registrados 4.813 óbitos decorrentes de acidentes de trânsito no Estado do Piauí, sendo a maioria ocorrida em 2016, totalizando 1.055 casos, o que representa 21,9% do total. Teresina foi o município com maior incidência, registrando um total de 934 casos, o que corresponde a 19,4% do total. No que se refere às características das vítimas, verificou-se um predomínio da cor/raça parda, com 3.548 casos, correspondendo a 73,7% do total. A faixa etária mais acometida foi a de 20 a 29 anos, com 1.166 casos (24,2%). A maioria das vítimas era do sexo masculino, correspondendo a 4.131 casos (85,8%). Em relação ao estado civil, a maior parte das vítimas era composta por solteiros, totalizando 2.080 casos (43,2%). A via pública foi o principal local de ocorrência dos acidentes, registrando 2.568 casos (53,4%). Conclusão: Os dados apresentados revelam uma situação preocupante em relação ao número de mortes por acidentes de trânsito no Estado do Piauí, especialmente entre jovens do sexo masculino. Logo, percebe-se a necessidade de adotar medidas efetivas, como melhoria das vias públicas, fiscalização e conscientização dos motoristas, bem como medidas preventivas para reduzir esses números. É importante que o poder público, a sociedade e os setores envolvidos trabalhem juntos para garantir um trânsito mais seguro e reduzir o número de mortes nas ruas e estradas do estado.

     

  • Palavras-chave
  • Acidentes de Trânsito, Mortalidade, Epidemiologia.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Resumo Simples, Área Multidisciplinar
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Registro ISBN: 978-65-998917-2-4 

Registro Doi: http://doi.org/10.55664/comciencias2023

Título:  Primeiro Congresso Internacional Multidisciplinar de Ciências da Saúde, Biológicas, Socias e Humanas Aplicadas 

Subtítulo: COMCIÊNCIAS 

Formato:  Livro Digital 

Veiculação:  Digital / Publicado em 05 de Abril de 2023 


 

O Primeiro COMCIÊNCIAS realizado no ano de 2023, trouxe a união das diversas ciências, da Saúde, Biológicas,  Socias e Humanas entre outras áreas afins, o COMCIÊNCIAS voltará em sua próxima edição ainda mais abrangente e acessível à todos. Pois trabalhamos em prol da Democratização do Ensino,  Pesquisa e Extensão Universitária, proporcionando a ciência à comunidade como um .

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