Atuação Fonoaudiológica na Coordenadoria de Comunicação Social de uma Empresa Pública

  • Autor
  • Luiza Aline Costa Monteiro
  • Co-autores
  • Graziela Gonçalves Esteves , Paula Morena Braga Passos , George Santos Magalhães , Heloisa Cristaldo dos Santos
  • Resumo
  •  

    O trabalho apresenta a experiência da Coordenadoria de Comunicação Social da Ebserh, que incorporou a Fonoaudiologia como estratégia para fortalecer a comunicação em seus 45 hospitais universitários federais. Fundamentado na Comunicação Organizacional e na interdisciplinaridade, o estudo demonstra a relevância da atuação fonoaudiológica na gestão de processos, minimização de ruídos e maior assertividade. Foram executados quatro projetos: Formação de Porta-vozes, Diagnóstico de Comunicação, Capacitação em Enfermagem e Atendimento Individual. Os resultados revelam maior preparo de gestores, engajamento de trabalhadores, redução de conflitos, melhora no clima organizacional e fortalecimento da imagem institucional. Conclui-se que a inserção do fonoaudiólogo em equipes de comunicação pública é prática inovadora, sustentável e replicável, com impacto positivo para a Ebserh.

     

  • Palavras-chave
  • comunicação pública, fonoaudiologia empresarial, diagnóstico de comunicação, comunicação em saúde
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 06 | Boas Práticas em Comunicação Pública: Estudos de caso
Voltar Download

É uma alegria colocar à disposição do público o registro dos debates realizados no III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública. Em Aracaju, na Universidade Federal de Sergipe, reunimos mais de duas centenas de profissionais, pesquisadores e estudantes. Com a publicação dos anais, esperamos que as discussões prossigam, contribuindo construir uma comunicação pública focada no cidadão. 

No I e no II ComPública, editamos livros com os debates - você pode ver os links na aba Edições anteriores. A partir do III ComPública, vamos editar anais dos congressos, mais adequados ao número crescente de participantes.  Como a concessão do ISSN só é feita a partir da segunda edição de uma publicação seriada, retroativamente, teremos esse registro no quarto congresso, em breve. 

As submissões de trabalhos para o III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública foram recebidas até 7 de julho de 2025. Os trabalhos completos foram recebidos até 10 de outubro. Depois do Congresso, os autores tiveram um prazo para ajustar os textos e optar pela publicação ou não nos anais. Conforme template fornecido, os textos foram padronizados em 15 a 20 páginas. 

  • GT 01 | Comunicação Pública, Governo Digital e Inteligência Artificial
  • GT 02 | Comunicação Pública, Direitos Humanos, Diversidade e Acessibilidade
  • GT 03 | Comunicação Pública, Transparência, Accountability e Participação
  • GT 04 | Comunicação Pública, Cidadania, Educação e Meio Ambiente
  • GT 06 | Boas Práticas em Comunicação Pública: Estudos de caso

Comissão Científica

Josenildo Luiz Guerra (UFS)
Michel Carvalho da Silva (ABCPública)
Kátia Viviane da Silva Vanzini (ABCPública)

 

Coordenação dos Grupos de Trabalho

GT 01 | Comunicação Pública, Governo Digital e Inteligência Artificial
Coordenação: Tatiana Anéas (UFS)

GT 02 | Comunicação Pública, Direitos Humanos, Diversidade e Acessibilidade
Coordenação: Michel Carvalho (Câmara Municipal de Cubatão | ABCPública SP)

GT 03 | Comunicação Pública, Transparência, Accountability e Participação
Coordenação: Elton Pinheiro (UnB)

GT 04 | Comunicação Pública, Cidadania, Educação e Meio Ambiente
Coordenação: Demétrio de Azeredo Soster (UFS)

GT 05 | Comunicação Pública, Radiodifusão Pública e Experiências Audiovisuais
Coordenação: Magno Medeiros (UFG)

GT 06 | Boas Práticas em Comunicação Pública: Estudos de caso
Coordenação: Kárita Sena (ABCPública)