A comunicação pública, entendida como instrumento de democratização da informação e promoção de direitos, assume papel estratégico em contextos de vulnerabilidade e emergência climática (BUCCI; VANNUCHI, 2020; HASWANI, 2013). Este estudo analisa as ações do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) entre 2024 e 2025, com foco na integração entre comunicação institucional, acessibilidade e gestão de riscos. A pesquisa utilizou análise documental de relatórios e campanhas, fundamentada em referenciais sobre comunicação pública e psicologia das emergências (LUNDGREN; McMAKIN, 2018; CFP, 2024). Os resultados evidenciam práticas de acessibilidade, engajamento digital e impacto social, como a campanha “Psi Sangue Bom”, que ajudou a salvar 64 vidas. Conclui-se que a comunicação do CRP SP atua como vetor ético e social, fortalecendo a cidadania e a presença pública da Psicologia.
É uma alegria colocar à disposição do público o registro dos debates realizados no III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública. Em Aracaju, na Universidade Federal de Sergipe, reunimos mais de duas centenas de profissionais, pesquisadores e estudantes. Com a publicação dos anais, esperamos que as discussões prossigam, contribuindo construir uma comunicação pública focada no cidadão.
No I e no II ComPública, editamos livros com os debates - você pode ver os links na aba Edições anteriores. A partir do III ComPública, vamos editar anais dos congressos, mais adequados ao número crescente de participantes. Como a concessão do ISSN só é feita a partir da segunda edição de uma publicação seriada, retroativamente, teremos esse registro no quarto congresso, em breve.
As submissões de trabalhos para o III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública foram recebidas até 7 de julho de 2025. Os trabalhos completos foram recebidos até 10 de outubro. Depois do Congresso, os autores tiveram um prazo para ajustar os textos e optar pela publicação ou não nos anais. Conforme template fornecido, os textos foram padronizados em 15 a 20 páginas.
Comissão Científica
Josenildo Luiz Guerra (UFS)
Michel Carvalho da Silva (ABCPública)
Kátia Viviane da Silva Vanzini (ABCPública)
Coordenação dos Grupos de Trabalho
GT 01 | Comunicação Pública, Governo Digital e Inteligência Artificial
Coordenação: Tatiana Anéas (UFS)
GT 02 | Comunicação Pública, Direitos Humanos, Diversidade e Acessibilidade
Coordenação: Michel Carvalho (Câmara Municipal de Cubatão | ABCPública SP)
GT 03 | Comunicação Pública, Transparência, Accountability e Participação
Coordenação: Elton Pinheiro (UnB)
GT 04 | Comunicação Pública, Cidadania, Educação e Meio Ambiente
Coordenação: Demétrio de Azeredo Soster (UFS)
GT 05 | Comunicação Pública, Radiodifusão Pública e Experiências Audiovisuais
Coordenação: Magno Medeiros (UFG)
GT 06 | Boas Práticas em Comunicação Pública: Estudos de caso
Coordenação: Kárita Sena (ABCPública)
Associação Brasileira de Comunicação Pública - ABCPública
abcpublica.org@gmail.com
abcpublica.org.br
instagram.com/abcpublica
linkedin.com/company/abcpublica/
youtube.com/ABCPublica