O conceito Open Strategy propõe a abertura dos processos estratégicos a múltiplos atores, uma abordagem promissora, dada a necessidade de fortalecimento das instâncias de controle no Brasil, no contexto dos desafios da Administração Pública contemporânea. A Open Strategizing pode fomentar alterações nas práticas de tais instâncias, com a ampliação da transparência, fomentando a Accountability e promovendo o uso das tecnologias emergentes nas ações de fiscalização estatal, bem como favorecendo a participação cidadã e o exercício do controle social. Tai inovação reposiciona conceitos clássicos (participação, acesso à informação e controle) sob a perspectiva ampliada da transparência e da inclusão, pela expansão da articulação teórica da abertura da estratégia para as especificidades da gestão pública, o que denominamos de Open Strategizing on Public Administration (OSPA).
É uma alegria colocar à disposição do público o registro dos debates realizados no III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública. Em Aracaju, na Universidade Federal de Sergipe, reunimos mais de duas centenas de profissionais, pesquisadores e estudantes. Com a publicação dos anais, esperamos que as discussões prossigam, contribuindo construir uma comunicação pública focada no cidadão.
No I e no II ComPública, editamos livros com os debates - você pode ver os links na aba Edições anteriores. A partir do III ComPública, vamos editar anais dos congressos, mais adequados ao número crescente de participantes. Como a concessão do ISSN só é feita a partir da segunda edição de uma publicação seriada, retroativamente, teremos esse registro no quarto congresso, em breve.
As submissões de trabalhos para o III Congresso Brasileiro de Comunicação Pública foram recebidas até 7 de julho de 2025. Os trabalhos completos foram recebidos até 10 de outubro. Depois do Congresso, os autores tiveram um prazo para ajustar os textos e optar pela publicação ou não nos anais. Conforme template fornecido, os textos foram padronizados em 15 a 20 páginas.
Comissão Científica
Josenildo Luiz Guerra (UFS)
Michel Carvalho da Silva (ABCPública)
Kátia Viviane da Silva Vanzini (ABCPública)
Coordenação dos Grupos de Trabalho
GT 01 | Comunicação Pública, Governo Digital e Inteligência Artificial
Coordenação: Tatiana Anéas (UFS)
GT 02 | Comunicação Pública, Direitos Humanos, Diversidade e Acessibilidade
Coordenação: Michel Carvalho (Câmara Municipal de Cubatão | ABCPública SP)
GT 03 | Comunicação Pública, Transparência, Accountability e Participação
Coordenação: Elton Pinheiro (UnB)
GT 04 | Comunicação Pública, Cidadania, Educação e Meio Ambiente
Coordenação: Demétrio de Azeredo Soster (UFS)
GT 05 | Comunicação Pública, Radiodifusão Pública e Experiências Audiovisuais
Coordenação: Magno Medeiros (UFG)
GT 06 | Boas Práticas em Comunicação Pública: Estudos de caso
Coordenação: Kárita Sena (ABCPública)
Associação Brasileira de Comunicação Pública - ABCPública
abcpublica.org@gmail.com
abcpublica.org.br
instagram.com/abcpublica
linkedin.com/company/abcpublica/
youtube.com/ABCPublica