QUALIDADE DE VIDA E INCLUSÃO SOCIAL INFANTIL

  • Autor
  • Maria Andhiara Kaele Feitosa Silva
  • Co-autores
  • Luana Vasconcellos Mendonça Schiphors , Ester Silva Nascimento , Raquel Dos Santos Monteiro , Bruna Morais Sampaio , Taina de Assunção Amorim , Luis David de Sousa Rodrigues
  • Resumo
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    Introdução: A infância é uma fase crítica no ciclo de vida humano, durante a qual as bases para o crescimento e desenvolvimento a longo prazo são estabelecidas. Nesse contexto, a qualidade de vida e a inclusão social desempenham papéis cruciais na promoção de um ambiente propício ao florescimento infantil. Objetivo: Compreender as condições propícias para o desenvolvimento saudável, bem-estar e participação plena das crianças na sociedade. Metodologia: Trata-se de uma de uma revisão integrativa realizada a partir das buscas de dados pubmed e scielo com os descritores: infância, inclusão social e qualidade de vida, no período de publicação entre 2017 a 2023, tendo como critério de inclusão: artigos da língua portuguesa,  publicados nos últimos seis anos, nas bases de dados selecionadas e com titulação de acordo com a temática escolhida, como critério de exclusão: artigos publicados em língua estrangeira, trabalhos publicados fora do período compreendido, em outras bases de dados diferentes das elencadas e artigos que divergem da temática proposta. Resultados: Assim, os estudos investigam como intervenções, como acesso à saúde e educação de qualidade, estão ligadas à melhoria da qualidade de vida infantil. Programas de inclusão educacional também afetam positivamente a autoestima, habilidades sociais e independência das crianças com deficiências. Iniciativas de inclusão social promovem empatia e compreensão entre crianças de diferentes origens, contribuindo para habilidades sociais e emocionais mais desenvolvidas. Além disso, programas sociais, como atividades esportivas, reduzem o isolamento e promovem o senso de pertencimento das crianças. Contudo, desafios como discriminação e falta de recursos prejudicam a qualidade de vida e inclusão social infantil. Considerações finais: A pesquisa destaca preocupações cruciais, guiando intervenções e políticas mais eficazes. A avaliação de políticas públicas e intervenções também é essencial para promover diretrizes que garantam uma infância saudável e inclusiva. O estudo nessa área é fundamental para criar uma sociedade que valoriza todas as crianças e proporciona oportunidades para um desenvolvimento pleno. Sendo assim, a promoção da igualdade de oportunidades, a garantia de ambientes seguros e inclusivos, o apoio emocional e o acesso a cuidados de saúde e educação de qualidade devem ser prioridades centrais. Ao fortalecer essas bases, é possível contribuir para uma sociedade mais justa, onde todas as crianças tenham a oportunidade de crescer, aprender e se tornar cidadãos ativos e bem ajustados que moldaram o futuro.

  • Palavras-chave
  • Qualidade de vida; Inclusão social; Infância
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
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