Introdução: A monitoria acadêmica é uma uma forma de apoio através da metodologia do ensino/aprendizagem, que contribui integralmente nas atividades dos estudantes do ensino superior, por meio da interação entre professores e alunos. A atividade surge como importante ferramenta para produção de conhecimentos e é caracterizada como um processo de iniciação a docência, com o propósito de aproximar os discentes do cotidiano dos professores, permitindo assim que os alunos adquiram habilidades e se tornem profissionais mais preparados frente às exigências e demandas no mercado profissional e científico. Objetivo:Diante disso, o presente estudo tem como objetivo relatar a experiência da monitoria e qual a sua importância na formação do graduando de enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por acadêmicos de Enfermagem oriundos de uma universidade privada do município de Teresina -Piauí, descreve a vivência de discentes na monitoria voluntária, quais às atividades desenvolvidas e qual sua relevância para a graduação de Enfermagem. Resultados e discussão: Ao longo do período foi percebido, que a monitoria se configura como uma oportunidade de nós monitores relembrarmos o que aprendemos, pois somos motivados a buscar novos conhecimentos para repassar aos estudantes. A monitoria gerou momentos de interação e troca de conhecimento entre os próprios alunos, pois há uma relação mais livre entre aluno e monitor, por estar sendo auxiliado por um acadêmico, o que os deixa mais confortáveis para sanar dúvidas, e contribui para um maior aprendizado. As tarefas efetuadas incluíram, elaboração de materiais didáticos, como, resumos, exercícios e revisões, auxílio a docente nas aulas teóricas e práticas, encontros remotos para sanar dúvidas e plantões de dúvidas pelo whatsapp. Além disso, os monitores tiveram alguns encontros com as técnicas da Central de Material de Esterilização da própria instituição, para aprender sobre o cotidiano e as técnicas utilizadas para esterilização de materiais, para que assim posteriormente pudessem repassar e auxiliar os alunos nas visitas técnicas na CME. É importante citar a relevância da parceria entre monitor e professor, onde são desenvolvidos métodos e estratégias que promovam o aprofundamento do estudo das temáticas que são ministradas pelos professores, pois o aluno-monitor exerce a função de elo entre alunos e professores. Diante do que foi exposto acima, é possível enxergar que a monitoria acadêmica desperta nos discentes a possibilidade de atuar profissionalmente na docência, além de funcionar como ferramenta para desenvolver competências necessárias para se tornarem bons profissionais. Conclusão: Por fim, constatou-se que o exercício da monitoria possibilita uma variedade de oportunidades tais como, o desenvolvimento de conhecimentos, a prática para docência, situações que testam a criatividade, dedicação e competência, além de propiciar sentimentos que nem sempre são agradáveis, como, a desvalorização do seu trabalho por parte dos discentes que não demonstram interesse, assim como também proporcionar sentimentos de satisfação por conseguir concluir as tarefas planejadas. Assim percebemos que a monitoria na educação superior se mostra incentivadora à formação de professores, pois as diversas atividades que são feitas contribuem para a formação na graduação, além de uma possível atuação docente.
Comissão Organizadora
Editora Lion
Comissão Científica