INCLUSÃO ESCOLAR E ENFERMAGEM: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CENÁRIO PÓS-PANDÊMICO

  • Autor
  • Lavinia Maria Alves Alencar Pereira
  • Co-autores
  • Beatriz Cristine Sousa Silva , Felipe de Oliveira Holanda , Laryssa Monteiro da Silva Mota , Vitória de Amorim Carvalho , Joana Kefany da Silva Paes Landim , Rafael de Assis de Brito
  • Resumo
  •  

    INTRODUÇÃO: Durante a pandemia da COVID-19 a educação sofreu um impacto profundo, especialmente no que diz respeito à educação inclusiva. Em Teresina-PI, observou-se que aproximadamente 39,2% dos estudantes que fazem parte do sistema de educação especial estão matriculados nos anos iniciais, com apenas 31,6% recebendo Atendimento Educacional Especializado. Dentre esses, 44,9% são crianças com autismo. OBJETIVO: Relatar os desafios enfrentados por estudantes de enfermagem durante um estágio de apoio à inclusão em um ambiente escolar pós-pandêmico. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, elaborado a partir da vivência de acadêmicos de enfermagem no estágio extracurricular de apoio à inclusão com crianças do ensino fundamental I, em uma escola pública de Teresina, Piauí, durante os meses de março a dezembro de 2022. RESULTADOS: A experiência evidenciou que os estudantes de enfermagem enfrentam desafios únicos no ambiente escolar pós-pandêmico durante o estágio de apoio à inclusão. Diante disso, percebeu-se a existência de um cenário de despreparo dos estagiários acerca do auxílio que se deve prestar as crianças com necessidades especiais, visto que, muitos graduandos não tiveram acesso às práticas educacionais essenciais à promoção da inclusão pelo processo pedagógico da matriz curricular da graduação de enfermagem, como também, pela ausência de suporte de formação do projeto de Atendimento Educacional Especializado. Isso incluiu a necessidade de adaptar as práticas de cuidados de saúde devido às medidas de segurança, lidar com a ansiedade e o estresse associados à incerteza da situação pandêmica, e garantir a inclusão de alunos com necessidades especiais, que enfrentaram dificuldades adicionais devido às restrições e mudanças nas rotinas escolares. CONCLUSÃO: A partir do relato de experiência ficou evidente a falta de preparo dos estagiários do projeto. Em vista disso, ressalta-se a necessidade de oferecer capacitação prévia a esses futuros profissionais antes de assumirem tais responsabilidades, por parte das instituições que oferecem esse tipo de atendimento.

  • Palavras-chave
  • Inclusão Escolar; Pandemia COVID-19; Ensino Primário
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • Resumo Simples: multidisciplinar aberta a todas as áreas e formações
Voltar Download
  • Capítulo de livro: publicação Acadêmica
  • Capítulo de livro: Metodologia Científica
  • Capítulo de livro: Formação Continuada
  • Capítulo de livro: Ciências Humanas & Sociais
  • Capítulo de livro: CiênciaS exatas e Linguagens
  • Capítulo de livro: Ciências da Saúde: Área geral
  • Capítulo de livro:Epidemiologia e Sanitarismo
  • Capítulo de livro: Saúde da Mulher
  • Capítulo de livro: Nutrição e Esporte
  • Capítulo de livro: Ciências biológicas e biomédicas
  • Capítulo de livro: Saúde mental e afins
  • Capítulo de livro: PuBLICAÇÃO multidisciplinar aberta a todas as áreas e formatações
  • Resumo Expandido: publicação Acadêmica & Metodologia Científica
  • Resumo Expandido: Ciências Humanas & Sociais
  • Resumo Expandido: CiênciaS exatas e Linguagens
  • Resumo Expandido: Ciências da Saúde: Área geral
  • Resumo Expandido: Epidemiologia e Sanitarismo
  • Resumo Expandido: Ciências biológicas e biomédicas
  • Resumo Expandido: multidisciplinar aberta a todas as áreas e formatações
  • Resumo Simples: Ciências biológicas e biomédicas
  • Resumo Simples: multidisciplinar aberta a todas as áreas e formações
  • Resumo Simples: publicação Acadêmica & Metodologia Científica
  • Resumo Simples: Ciências Humanas & Sociais
  • Resumo Simples: CiênciaS exatas e Linguagens
  • Resumo Simples: CiênciaS da saúde, área geral e multidisciplinar
  • Relato de Experiência: Ciências Humanas e Sociais
  • Relato de Experiência: Ciências exatas e linguagens
  • Relato de Experiência: Ciências biológicas e biomédicas
  • Relato de Experiência: publicações acadêmicas e metodologia científica
  • Relato de Experiência: área multidisciplinar

Comissão Organizadora

Editora Lion

Comissão Científica