EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

  • Autor
  • Paula Bernardes de Morais
  • Co-autores
  • Ricardo Alexandre Figueiredo de Matos , João Paulo da Silva Faria , Murilo Marques Costa , Elizonildo Ferreira dos Reis , Sara Varela Luckwü de Oliveira , Andreia Cristiane Cuesta Alves , Leidiane da Costa Rabelo
  • Resumo
  •  

    A educação inclusiva é um paradigma que busca garantir o acesso, a participação e o sucesso de todas as crianças, independentemente de suas diferenças. Na educação infantil, a promoção da inclusão é fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, permitindo que elas cresçam em um ambiente diverso e igualitário. Este estudo apresenta uma análise da educação inclusiva na educação infantil, destacando seu impacto nas crianças, professores e comunidades educacionais. O principal objetivo deste estudo é analisar a implementação da educação inclusiva na educação infantil por meio de uma revisão integrativa da literatura. Buscamos compreender como a educação inclusiva é abordada na literatura acadêmica, quais são suas principais práticas, desafios e benefícios, e qual é o seu impacto nas crianças em idade pré-escolar. Para atingir os objetivos propostos, realizamos uma revisão integrativa da literatura. A pesquisa foi conduzida em bases de dados acadêmicas, como PubMed, ERIC, Scopus e Google Scholar, usando palavras-chave como "educação inclusiva na educação infantil", "práticas inclusivas na pré-escola" e "impacto da inclusão nas crianças". Foram selecionados artigos de pesquisa, revisões sistemáticas e estudos de caso publicados nos últimos 10 anos. A revisão da literatura revelou uma série de práticas de educação inclusiva na educação infantil. Entre as principais práticas estão a adaptação de materiais e atividades, o trabalho colaborativo entre professores regulares e especializados, a promoção da aceitação e da diversidade no ambiente escolar e a individualização do ensino para atender às necessidades de cada criança. Além disso, os estudos destacaram os benefícios da educação inclusiva na pré-escola, como o desenvolvimento de habilidades sociais, o respeito às diferenças, o aumento da autoestima e a promoção de um ambiente de aprendizado enriquecedor para todas as crianças. A inclusão também tem um impacto positivo nas atitudes e crenças dos professores, contribuindo para uma educação mais igualitária e consciente. No entanto, a revisão também apontou desafios na implementação da educação inclusiva na educação infantil, como a necessidade de formação adequada para os professores, a falta de recursos e o estigma social. Além disso, a importância da parceria entre escolas, famílias e comunidades foi destacada como um elemento essencial para o sucesso da inclusão. Os benefícios da educação inclusiva na educação infantil também foram amplamente discutidos. As crianças que participam de ambientes inclusivos desenvolvem habilidades sociais significativas, como empatia, respeito e compreensão das diferenças. Além disso, a inclusão promove a autoestima e o senso de pertencimento, pois todas as crianças se sentem valorizadas e aceitas em suas salas de aula. A inclusão na pré-escola também oferece oportunidades de aprendizado ricas para todas as crianças. A interação com colegas que têm habilidades e características diferentes amplia o horizonte de todas as crianças, promovendo o desenvolvimento cognitivo e emocional. Os estudos enfatizaram que a educação inclusiva não beneficia apenas as crianças com deficiência, mas é valiosa para todas as crianças, pois promove valores de diversidade e igualdade desde uma idade precoce. Nesse sentido, também foram discutidos desafios na implementação da educação inclusiva na educação infantil. A necessidade de formação adequada para os professores foi uma preocupação recorrente. A falta de preparação para atender às variadas necessidades dos alunos pode ser um obstáculo significativo. Além disso, a revisão indicou que a disponibilidade de recursos, como materiais adaptados e apoio especializado, é crucial para o sucesso da inclusão. Outro desafio identificado foi o estigma social em relação à deficiência, que pode afetar negativamente a experiência das crianças com deficiência na pré-escola. É importante combater esse estigma por meio de conscientização e educação para promover uma cultura inclusiva. A importância da parceria entre escolas, famílias e comunidades foi enfatizada. Quando essas partes colaboram e apoiam a educação inclusiva, os resultados são mais positivos. A educação inclusiva na educação infantil desempenha um papel fundamental na promoção da igualdade, na valorização das diferenças e no desenvolvimento global das crianças. Ela oferece benefícios significativos para as crianças, professores e comunidades educacionais. Assim, a implementação bem-sucedida requer esforços contínuos, incluindo a formação de professores, a alocação de recursos adequados e o apoio da sociedade. A promoção da educação inclusiva na pré-escola é um passo importante em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva, onde todas as crianças têm a oportunidade de aprender, crescer e se desenvolver plenamente, independentemente de suas diferenças. É essencial que governos, escolas e comunidades trabalhem juntos para garantir que a educação inclusiva seja uma realidade para todas as crianças em idade pré-escolar.

  • Palavras-chave
  • Educação inclusiva; Educação infantil; Crianças com deficiência; Formação de professores; Práticas pedagógicas.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Resumo Simples: Ciências Humanas & Sociais
Voltar Download
  • Capítulo de livro: publicação Acadêmica
  • Capítulo de livro: Metodologia Científica
  • Capítulo de livro: Formação Continuada
  • Capítulo de livro: Ciências Humanas & Sociais
  • Capítulo de livro: CiênciaS exatas e Linguagens
  • Capítulo de livro: Ciências da Saúde: Área geral
  • Capítulo de livro:Epidemiologia e Sanitarismo
  • Capítulo de livro: Saúde da Mulher
  • Capítulo de livro: Nutrição e Esporte
  • Capítulo de livro: Ciências biológicas e biomédicas
  • Capítulo de livro: Saúde mental e afins
  • Capítulo de livro: PuBLICAÇÃO multidisciplinar aberta a todas as áreas e formatações
  • Resumo Expandido: publicação Acadêmica & Metodologia Científica
  • Resumo Expandido: Ciências Humanas & Sociais
  • Resumo Expandido: CiênciaS exatas e Linguagens
  • Resumo Expandido: Ciências da Saúde: Área geral
  • Resumo Expandido: Epidemiologia e Sanitarismo
  • Resumo Expandido: Ciências biológicas e biomédicas
  • Resumo Expandido: multidisciplinar aberta a todas as áreas e formatações
  • Resumo Simples: Ciências biológicas e biomédicas
  • Resumo Simples: multidisciplinar aberta a todas as áreas e formações
  • Resumo Simples: publicação Acadêmica & Metodologia Científica
  • Resumo Simples: Ciências Humanas & Sociais
  • Resumo Simples: CiênciaS exatas e Linguagens
  • Resumo Simples: CiênciaS da saúde, área geral e multidisciplinar
  • Relato de Experiência: Ciências Humanas e Sociais
  • Relato de Experiência: Ciências exatas e linguagens
  • Relato de Experiência: Ciências biológicas e biomédicas
  • Relato de Experiência: publicações acadêmicas e metodologia científica
  • Relato de Experiência: área multidisciplinar

Comissão Organizadora

Editora Lion

Comissão Científica