O direito à educação é um pilar fundamental para o desenvolvimento humano, e sua efetivação está intrinsecamente ligada à gestão adequada dos recursos humanos no contexto educacional. Esta pesquisa explora a inter-relação entre o direito à educação e as práticas de recursos humanos, reconhecendo a importância dos profissionais envolvidos na promoção de uma educação de qualidade. O objetivo desta investigação é realizar uma revisão integrativa da literatura para analisar criticamente a relação entre o direito à educação e as práticas de recursos humanos nas instituições educacionais. A metodologia adotada consiste em uma revisão integrativa da literatura. Foi conduzida uma busca sistemática em bases de dados relevantes, como PubMed, Scopus e Web of Science, utilizando termos relacionados ao direito à educação e práticas de recursos humanos. Foram selecionados estudos que abordam a interseção desses elementos, considerando diversas perspectivas e abordagens. A análise compreendeu desenhos metodológicos, resultados e conclusões dos estudos selecionados. A revisão integrativa destaca a influência significativa das práticas de recursos humanos na efetivação do direito à educação. A valorização e capacitação dos profissionais da educação emergem como fatores cruciais para a qualidade do ensino. Além disso, políticas que promovam um ambiente de trabalho saudável e equitativo contribuem para o alcance dos objetivos educacionais. As considerações finais reforçam a importância da gestão adequada dos recursos humanos na promoção do direito à educação. Valorizar e investir nos profissionais da educação são alicerces para garantir uma educação de qualidade e inclusiva. Políticas que reconheçam a relevância dos recursos humanos na educação são essenciais para o desenvolvimento pleno desse direito.
Comissão Organizadora
Editora Lion
Comissão Científica