RESUMO: Na Administração Pública, a gestão de pessoas é um dos temas mais importantes nas relações pessoais dos servidores. Em suas diversas definições, estão associadas às funções que devem ser desempenhadas por profissionais capazes de desempenhá-las com eficácia. A necessidade deste estudo é promover mudanças na administração pública e sua relação com o papel estratégico desempenhado pela gestão de pessoas no incentivo à qualificação dos servidores públicos e, assim, ao melhor atendimento ao público. Portanto, este estudo se baseia em discutir acerca da gestão de pessoas na administração pública no Brasil. Trata-se de uma revisão integrativa, de caráter exploratório e descritivo, realizada em junho de 2025, fundamentada nas seguintes bases de dados: Science Direct, Scielo, e Google scholar, utilizando os descritores: “Administração pública” AND “Gestão de Recursos Humanos” AND Brasil. Foi utilizada a estratégia PEO, resultando na seguinte pergunta norteadora: Como a gestão de pessoas pode influenciar na administração pública no Brasil? De acordo com as evidências, no campo da administração pública, a GP vem adotando métodos mais modernos para aprimorar a qualificação dos funcionários, envolvendo a prestação de serviços públicos mais eficientes e qualificados. Sabe-se que as dificuldades na gestão de pessoas decorrem de ações insuficientes ou erros, o que pode levar a déficits ou dificuldades no desenvolvimento de novas estratégias de engajamento. Determinadas habilidades e atitudes só podem ser avaliadas após um contato mais aprofundado, possibilitando a identificação do potencial, das qualificações e de outros aspectos comportamentais do candidato. Diante disso, ao implementar a gestão de recursos humanos no serviço público, o sistema de gestão pública é fortalecido e a possibilidade de erros, fraudes e desperdícios é reduzida.
Palavras-Chave: Administração pública, Gestão de recursos humanos, Brasil.
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