Estruturação de um guia interativo sobre as recomendações para um atendimento odontológico seguro e precoce aos pacientes com demência

  • Autor
  • Érica Paula Barbosa
  • Co-autores
  • Paulla Valéria de Souza Meneses , Veugva Dionísio de Freitas , Monique Carla da Silva Reis
  • Resumo
  •  

    Introdução: Pacientes com síndromes demenciais tendem a perder progressivamente a habilidade de realizar o seu autocuidado, incluindo a higiene oral, por isso a importância de cuidadores e profissionais de saúde estarem atualizados sobre as melhores práticas para prevenção de doenças bucais. Objetivo: Considerando as necessidades de ampliar o alcance de educação em saúde para a população afetada pelas demências, foi elaborado um produto educacional de fácil divulgação, um guia tutorial interativo, com o título de “Práticas de saúde bucal em idosos com demência” que procurou incorporar a tecnologia para facilitar o processo ensino aprendizagem. Metodologia: Foi estruturado baseado no método CTM3 onde são didaticamente agrupados em etapas e baseados em três teorias, Concepção do produto, Referencial Teórico e Referencial Metodológico. O referencial teórico abrange o alicerce teórico sobre o assunto e tipo de produto a ser desenvolvido, demonstra sua relevância e utilidade e fundamenta sua concepção. A elaboração do produto educacional seguiu as seguintes etapas: concepção da ideia, escolha do público-alvo, estabelecimento do objetivo, e estabelecimento do orçamento. Em seguida foram definidos as etapas e os temas a serem abordados, estrutura de textos, bem como definição dos vídeos a serem incluídos e de artigos para fundamentar o tema exposto. Resultados: O conteúdo explorado foi baseado na literatura científica relacionado aos cuidados e práticas de saúde bucal utilizada em idosos demenciados. O produto foi validado por banca de defesa de mestrado, sem sugestões de alteração do seu formato original, onde foi emitido o parecer validado sem alterações, a versão final foi publicada no Portal EduCAPES. Conclusão: Esta proposta de produto educacional apresenta instrumentos que buscam facilitar o processo de ensino-aprendizagem, através do estabelecimento de práticas educativas, instruindo cuidadores e dentistas quanto as práticas de saúde bucal em pacientes com demência utilizando a tecnologia como moderador do processo.

     

  • Palavras-chave
  • Produtos educacionais, Educação em saúde, Demência, Guia tutorial interativo.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • Geriatria
Voltar
  • Geriatria
  • Gerontologia

Comissão Organizadora

David Buarque
Clarita Machado de Melo Santos
Daiana Rego Pinto
Anderson Acioli Soares
Helena Maria de Freitas Medeiros
Carolina Moreira Buarque
Ana Carolina Abreu Machado

Comissão Científica