APLICAÇÃO DE RECURSO TECNOLÓGICO PARA FACILITAR A PRECEPTORIA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA AO IDOSO

  • Autor
  • Ellen Karla Nobre dos Santos
  • Co-autores
  • Lilian MS Silva-Lira , Ricardo RB Marinho , Renata S Araújo , Érika H Araújo , Lidianne M B M Rocha
  • Resumo
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    Introdução: A avaliação da cognição do idoso é uma etapa da elaboração do plano de cuidados, visando a manutenção de autonomia e independência do indivíduo. Para a triagem, instrumentos validados são empregados pelos profissionais da saúde a fim de favorecer uma abordagem transdisciplinar e priorizar o encaminhamento para os especialistas adequados. Produtos tecnológicos (e.g. aplicativos para celular) incluem testes de rastreio que facilitam a avaliação multidimensional do idoso; e a cognição pode ser avaliada através do teste Mini Exame do Estado Mental (MEEM), o qual é validado no Brasil e aplicado pelos gerontologistas. Objetivos: Avaliar se o recurso tecnológico pode auxiliar o processo ensino-aprendizagem na temática do autocuidado em uma UBS e elaborar um fluxograma de atendimento pela equipe de saúde bucal com inclusão da avaliação cognitiva. Métodos: Trata-se de um estudo caso-controle (n = 88). O MEEM será aplicado na triagem de idosos usuários do serviço odontológico de uma UBS. O aplicativo gratuito Exames Cognitivos, instalado em celular (iOS e Android), será utilizado sob orientação e supervisão da preceptoria. O resultado do teste (exposição) será comparado com a condição de saúde periodontal (desfecho), verificada no Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), resguardando-se sigilo e confidencialidade dos dados. O resultado da triagem cognitiva será considerado durante as orientações do autocuidado e serão feitos os encaminhamentos necessários. Considerações sobre o processo ensino-aprendizagem com o uso do app pelos estagiários e preceptores serão avaliadas através de uma análise quali-quanti. Resultados esperados: Espera-se que a triagem de alterações cognitivas pelos estagiários e preceptores da Odontologia na UBS seja favorecida e que o processo ensino-aprendizagem na temática do autocuidado seja facilitado. Conclusão: Em busca da humanização do cuidado, recurso tecnológicos podem ser úteis para motivar os estagiários e facilitar o Ensino pelos preceptores na atenção primária ao idoso. CAAE:63406622.8.0000.0039. Apoio: UMJ.

  • Palavras-chave
  • Autocuidado, Educação em Saúde Bucal, Preceptoria.
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