INTRODUÇÃO: Síndrome disabsortiva é um conjunto de sinais e sintomas resultantes da incapacidade do trato gastrointestinal em utilizar os nutrientes da dieta, devido a defeitos no mecanismo de digestão/absorção, agravando-se, principalmente, em idosos. Uma etiologia relacionada a essa condição é a doença celíaca, enteropatia crônica desencadeada pelo glúten e caracterizada microscopicamente por atrofia da mucosa do intestino delgado. Somado a outras comorbidades, como distúrbios endócrinos e hematológicos prévios, essa condição pode piorar seu prognóstico e cursar com alterações metabólicas graves.
OBJETIVOS: Relatar o caso de doença celíaca em idosa com múltiplas comorbidades, correlacionando com seus achados propedêuticos.
RELATO DE CASO: Paciente do sexo feminino, 67 anos, hipertensa, hipotireoidismo secundário a tireoidectomia total por carcinoma papilífero, hipoparatireoidismo e leucemia mielomonocítica crônica, procurou unidade hospitalar por diarreia líquida há 30 dias, cerca de 15 episódios diários, associado a febre, vômitos e desconforto abdominal, sendo admitida em UTI por choque séptico secundário a infecção gastrointestinal, além de hipocalcemia e hipomagnesemia graves. Após melhora, realizou Endoscopia Digestiva Alta (EDA) com gastrite atrófica do antro e atrofia duodenal, sugestiva de doença celíaca, apesar de EDA realizada alguns meses antes ter tido resultado normal. A Dosagem de anticorpo antitransglutaminase IgA foi positiva em altos títulos. Recebeu alta no 16º dia de internação hospitalar. Foi readmitida após alguns dias por transgressão de dieta, com diarreia, hipomagnesemia e hipocalcemia acentuadas. Após nova estabilização clínica, recebe alta no 15º de internação hospitalar em uso de pancreatina, prednisona, sigmatriol, cálcio e magnésio orais para seguimento ambulatorial.
CONCLUSÃO: Apresentamos o caso de doença celíaca de apresentação tardia grave em um idoso. Antes considerada doença de crianças e jovens, hoje sabe-se que pode acometer qualquer idade e deve ser considerada em idosos com síndrome disabsortiva.
Comissão Organizadora
David Buarque
Clarita Machado de Melo Santos
Daiana Rego Pinto
Anderson Acioli Soares
Helena Maria de Freitas Medeiros
Carolina Moreira Buarque
Ana Carolina Abreu Machado
Comissão Científica