RELAÇÃO ENTRE A MELHORA DO EQUILÍBRIO APÓS TREINAMENTO EM REALIDADE VIRTUAL E A REDUÇÃO DO MEDO DE QUEDAS EM IDOSOS

  • Autor
  • André Borba Melo
  • Co-autores
  • Igor Cordeiro da Silva Pereira , Bianca Kamila Rocha Barros , Letícia Maria da Rocha Soares , Nicolly Roberta Bizerra Cavalcante , Felipe Lima Rebêlo
  • Resumo
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    INTRODUÇÃO: Em decorrência do importante impacto negativo das quedas na população idosa, novas propostas têm sido estudadas e a realidade virtual imersiva surge como um potencial recurso para prevenção e reabilitação de idosos com risco de quedas. OBJETIVO: Avaliar o efeito de um treino de equilíbrio em realidade virtual imersiva sobre o equilíbrio funcional e sua influência sobre o medo de queda em idosos. METODOLOGIA: Esse estudo tratou-se de uma pesquisa experimental, com protocolo aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa do CESMAC, onde foram recrutados 20 participantes com idades entre 60 e 79 anos. O equilíbrio foi avaliado através do teste Dynamic Gait Index (DGI). Em seguida foi realizado o teste Timed Up and Go (TUG), que avalia a mobilidade, e, para a avaliação do medo de quedas, foi utilizada a Escala de Eficácia de Quedas - Internacional (FES-I). O recurso utilizado para implementação da realidade virtual imersiva foi o Óculos Rift. Os jogos que foram escolhidos para a intervenção terapêutica foram o basquete com a cabeça, boxe dinâmico, In Cell e Montanha Russa. Os atendimentos eram realizados duas vezes por semana, com uma duração de 50 minutos cada sessão, com um total de 16 sessões. Ao final das 16 sessões, os idosos foram reavaliados com a mesma bateria avaliativa. Para comparação das variáveis nos 2 momentos de avaliação (baseline e pós-intervenção), foi utilizada uma ANOVA de medidas repetidas com teste post-hoc de Bonferroni e adotou-se um valor de alfa igual à 5%. RESULTADOS: Foram encontrados resultados estaticamente significantes apenas para equilíbrio (p<0,01) e mobilidade (p<0,01). O medo de quedas (p=0,33), não apresentou resultado estaticamente significante. . CONCLUSÃO: Este estudo mostrou que o recurso de realidade virtual imersiva, para a população estudada, foi efetivo para otimização do equilíbrio funcional, não revelando influência sobre a redução do medo de queda. 

     

  • Palavras-chave
  • Idoso, equilíbrio postural, realidade virtual, medo.
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