ESTIMULAÇÃO VISO-VESTIBULAR EM REALIDADE VIRTUAL IMERSIVA COMO PROPOSTA PARA REDUÇÃO DA TONTURA E MELHORA DO EQUILÍBRIO EM IDOSOS

  • Autor
  • Vítor de Araújo Batista
  • Co-autores
  • Júlio Bruno Pereira de Moraes , Paulo Roberto Oliveira Silva Filho , Matheus Victor dos Santos , Harryson Henrique Silva Santos , Felipe Lima Rebêlo
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: Com a advento da tecnologia na área de saúde verifica-se cada vez mais o desenvolvimento de novas estratégias na área de reabilitação, e um dos recursos que vem sendo amplamente incorporado às terapias para treino de equilíbrio é a realidade virtual, porém há uma escassez de estudos experimentais direcionados as desordens do equilíbrio em idosos, principalmente quando relacionadas ao sistema vestibular. OBJETIVO: Avaliar o efeito do conflito viso-vestibular da realidade virtual imersiva sobre a tontura e o equilíbrio funcional em idosos. MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa experimental, que teve protocolo de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Universitário Cesmac, realizada com idosos com risco de quedas. Os participantes foram submetidos a 16 sessões para treinamento de equilíbrio, duas vezes por semana, utilizando como recurso terapêutico o Oculus Rift, um anteparo de Realidade Virtual Imersiva. Os idosos passaram por uma avaliação de equilíbrio através da escala de Dynamic Gait Index (DGI), e da sintomatologia de tontura através do Dizziness Handicap Inventory (DHI). A mesma avaliação foi repetida ao final das sessões. Para comparação das variáveis nos 2 momentos de avaliação (baseline e pós-intervenção), foi utilizada uma ANOVA de medidas repetidas com teste post-hoc de Bonferroni. Em todas as análises adotou-se um valor de alfa igual à 5%. RESULTADOS: A amostra do estudo foi composta por vinte idosos com idade entre 60 e 79 anos. Em relação aos testes executados antes e após a intervenção, a avaliação dos dados relacionados a tontura, avaliada pelo DHI, bem como a avaliação do equilíbrio funcional, avaliado pelo DGI, revelou resultados estatisticamente significantes para essas variáveis (P=<0,01). CONCLUSÃO: Conclui-se que para a população estudada, o treinamento com Realidade Virtual Imersiva mostrou efeito positivo e efetivo sobre a melhora do da sintomatologia de tontura e do equilíbrio funcional.

  • Palavras-chave
  • Idoso, Realidade Virtual, Tontura.
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