EFEITO DA REABILITAÇÃO VIRTUAL SOBRE O EQUILÍBRIO DE IDOSOS: ANÁLISE A PARTIR DA INTERAÇÃO SENSORIAL

  • Autor
  • Rubiele da Silva Vieira
  • Co-autores
  • Beatriz Assis de Andrade , Catharina Isis Santos de Melo , Geovana Carla Silva Souza , Maria Eduarda Neves Cavalcanti Guedes , Felipe Lima Rebêlo
  • Resumo
  • INTRODUÇÃO: A utilização da Realidade virtual imersiva (RVI) como recurso terapêutico vem se apresentando como ferramenta promissora para aprimoramento de tecnologias em saúde e potencialização de intervenções para a melhora da funcionalidade e qualidade de vida, embora, para algumas áreas, ainda seja escasso o número de evidências científicas, como na melhora do equilíbrio em idosos. OBJETIVO: Investigar os efeitos do treinamento de realidade virtual imersiva (RVI) no equilíbrio corporal e no risco de quedas em idosos com distúrbios de equilíbrio sob a ótica da interação sensorial. METODOLOGIA: Essa pesquisa teve protocolo aprovado pelo Comitê de Ética em pesquisa do CESMAC. Trata-se de um estudo experimental, do tipo antes e depois, realizada com idosos com distúrbios de equilíbrio e risco de queda. O equilíbrio estático foi avaliado pelo Teste Clinical Test of Sensory Interaction for Balance – CTSIB que consiste em quatro condições sensoriais realizadas em duas diferentes bases de sustentação. Após a avaliação inicial, os idosos foram submetidos a 16 sessões de treinamento de equilíbrio em realidade virtual imersiva, num protocolo que continha jogos do recurso de RVI OCULUS RIFT. Os jogos escolhidos prezavam pelos princípios básicos do treino de equilíbrio. Após as 16 sessões, foi realizada uma reavaliação. Para comparação das variáveis nos 2 momentos de avaliação (baseline e pós-intervenção), foi utilizada uma ANOVA de medidas repetidas com teste post-hoc de Bonferroni. RESULTADOS: Após as 16 sessões, não houve diferença estatisticamente significativa para as condições 1, 2 e 3 do teste de Interação Sensorial. Apenas a condição 4, que é realizada com olhos fechados e base instável houve diferença significativa (p<0,01), onde a média passou de 19,58 (12,74) para 26,33 (8,45). CONCLUSÃO: O treinamento em Realidade Virtual Imersiva mostrou-se efetivo na otimização do equilíbrio, onde foi possível identificar maior adaptação e interação sensorial entre os sistemas visual e somatossensorial.

  • Palavras-chave
  • Controle Postural, Equilíbrio, Idoso, Realidade Virtual Imersiva.
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