Introdução: A dor lombar (DL) ou lombalgia é o conjunto de manifestações dolorosas que acometem a região inferior da coluna vertebral, condição comum em idosos, causando um impacto social adverso. Dessa forma, a DL pode ser desencadeada por inúmeros fatores. Nesse sentido, o tratamento mais comum e recomendado para a DL é manter-se ativo na medida do possível, já que o repouso prolongado pode descondicionar os músculos e agravar o quadro. É necessário um protocolo individualizado, nesse contexto, a escola da coluna vem sendo utilizada como forma de prevenção e tratamento das algias da coluna, objetivando educação e saúde do paciente. Objetivos: Descrever a experiência vivenciada durante o atendimento nas práticas supervisionadas da disciplina de Saúde do Adulto e Trabalhador II no eixo de traumatologia, pelos acadêmicos de Fisioterapia de uma Universidade pública de Alagoas. Método: Um relato de experiência descritivo acerca dos benefícios conquistados através dos exercícios da escola da coluna, a qual é composta de 10 exercícios que englobam treino do core, mobilidade e flexibilidade da paravertebral, em uma paciente de 63 anos com lombalgia. Resultado: Com o auxílio do tratamento fisioterapêutico, utilizando o protocolo da escola da coluna com exercícios de Williams, foi possível observar melhora significativa do déficit de funcionalidade apresentado pela paciente, a qual era capaz de executar apenas até a etapa 3 do protocolo, com o passar das sessões conseguiu realizar até a última etapa. Deste modo, nota-se alívio da dor, melhora da mobilidade e melhor funcionamento da coluna vertebral, restabelecendo as estruturas e funções acometidas. Conclusão: Para o caso exposto, a técnica de Williams, através das diretrizes da escola da coluna e da educação do paciente, foi eficaz no ganho e melhora da capacidade funcional.
Comissão Organizadora
David Buarque
Clarita Machado de Melo Santos
Daiana Rego Pinto
Anderson Acioli Soares
Helena Maria de Freitas Medeiros
Carolina Moreira Buarque
Ana Carolina Abreu Machado
Comissão Científica