INTRODUÇÃO:
O treino de dupla tarefa é um método que tem como objetivo associar ações cognitivas e motoras, aumentando a atividade cerebral, e a literatura aponta a Realidade Virtual como um excelente recurso para implementação de treino de dupla tarefa em idosos. capacidade funcional.
OBJETIVO:
Avaliar os efeitos de um treino de dupla tarefa através da realidade virtual sobre aspectos físico-funcionais e cognitivos em idosos.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de caso.. A idosa participante foi avaliada por uma bateria de testes cognitivos e físico-funcionais. A cognição foi avaliada através do Mine exame do estado mental e do MoCA (MONTREAL COGNITIVE ASSESSMENT). Já os desfechos físico-funcionais foram avaliados através do TUG cognitivo, teste de senta e levanta em um minuto, teste de degrau de seis minutos. Além disso, foi realizada uma avaliação da estabilidade com dupla tarefa em dois momentos: com perturbação cognitiva e com dupla tarefa motora. A idosa passou por 16 sessões de treino de dupla tarefa, duas vezes por semana, com auxílio do Nintendo Wii, um exergame, considerado um recurso de realidade virtual não imersiva. Após as 16 sessões, todas as avaliações foram repetidas.
RESULTADOS:
Na reavaliação, no MEEM a paciente manteve a mesma pontuação da avaliação inicial (29 pontos). Já no MoCA, houve 11 pontos, passando de comprometimento cognitivo moderado para leve. Nos desfechos físicos, a paciente obteve um ganho de 6 repetições no teste de senta e levanta e 27 repetições no teste do degrau de 6 minutos. Os testes de estabilidade com dupla tarefa realizados na Wii Balance Board revelaram ganho de 6% na estabilidade com perturbação cognitiva e 3% na dupla tarefa motora. Os resultados do TUG Cognitivo evidenciaram redução de 1 segundo.
Comissão Organizadora
David Buarque
Clarita Machado de Melo Santos
Daiana Rego Pinto
Anderson Acioli Soares
Helena Maria de Freitas Medeiros
Carolina Moreira Buarque
Ana Carolina Abreu Machado
Comissão Científica