INTRODUÇÃO: A promoção da saúde e o desenvolvimento de hábitos saudáveis desde a infância são elementos fundamentais no contexto educacional contemporâneo. A educação para a saúde assume um papel crucial na formação integral das crianças, visando não apenas o bem-estar físico, mas também o emocional e social. Nesse sentido, o resumo propõe-se a explorar e analisar os principais estudos científicos relacionados à Educação para a Saúde, focalizando especialmente as práticas voltadas para a promoção de hábitos saudáveis desde a infância. OBJETIVOS: Analisar, através de uma revisão da literatura, o impacto das iniciativas educativas na promoção de hábitos saudáveis entre crianças. METODOLOGIA: Este resumo trata-se de uma revisão de literatura, do tipo narrativa, realizada em janeiro de 2024. Foram feitas buscas na base de dados Pubmed utilizados os seguintes descritores: ‘’hábitos saudáveis’’, ‘’infância’’, ‘’educação para saúde’’. Foram incluídos artigos em inglês e português, publicados entre 2016 a 2024 foram excluídos artigos fora da temática de pesquisa. Inicialmente foram encontrados estudos, dos quais, após aplicação dos critérios de inclusão, exclusão e remoção das duplicatas, foram selecionados 5 artigos, incluídos nesta revisão. RESULTADOS: Os estudos analisados evidenciam que, é observado que iniciativas educativas têm um impacto positivo na promoção de hábitos saudáveis em crianças. Intervenções focadas na educação nutricional melhoraram as escolhas alimentares, enquanto programas de atividade física aumentaram a prática de exercícios. A conscientização sobre os efeitos prejudiciais de alimentos não saudáveis também contribuiu para a redução do seu consumo. O envolvimento das famílias fortaleceu os resultados. Desafios incluem adaptação a diferentes contextos e a necessidade de avaliações a longo prazo. Conclui-se que a colaboração entre escolas, comunidades e famílias é crucial para promover estilos de vida saudáveis desde a infância. Os resultados revelaram melhorias notáveis nos hábitos alimentares, níveis de atividade física e conscientização sobre saúde entre as crianças participantes. A discussão explora as nuances por trás dessas transformações, incluindo a influência do ambiente familiar, a relevância de abordagens interativas e a importância da consistência nas práticas educativas. A análise dos dados qualitativos destaca narrativas inspiradoras de mudanças de comportamento, enquanto os dados quantitativos reforçam a significância estatística dessas transformações. A discussão também aborda desafios encontrados, como a necessidade de superar barreiras socioeconômicas e a importância de abordagens culturalmente sensíveis. CONCLUSÃO: Com base nos estudos analisados, fica evidente que o impacto das iniciativas educativas na promoção de hábitos saudáveis em crianças revela resultados consistentes. Programas educativos que abordam nutrição, atividade física e estilo de vida saudável mostram-se eficazes na influência positiva dos hábitos infantis. A colaboração entre escolas, famílias e comunidades é crucial para o sucesso dessas intervenções, enquanto estratégias participativas e lúdicas aumentam o engajamento. Em suma, investir em programas educativos bem elaborados desde a infância é fundamental para prevenir problemas de saúde e promover um futuro mais saudável.
Comissão Organizadora
Ananda Coelho
Bruno Luiz De Souza
Deyse Lara Vieira Malheiro
Beatriz Souza da Conceição
Comissão Científica
Alan José da Silva