Introdução: Emergências e urgências exigem intervenções rápidas para garantir a recuperação das vítimas. É necessário o ensino em primeiros socorros ao público, principalmente fora do ambiente hospitalar. A educação em saúde, apoiada pela equipe multidisciplinar, desempenha um papel fundamental na prevenção de agravos e novos acidentes. Objetivo: Evidenciar a importância da equipe multidisciplinar na promoção do ensino em saúde na área de urgência e emergência. Metodologia: Fez-se uma revisão de literatura, por meio da revisão de publicações relevantes sobre a atuação multidisciplinar no ensino de urgência e emergência no período de outubro de 2023 a novembro de 2023 (CALDAS, 1986, p.15). Resultados e Discussão: Analisaram-se artigos científicos sobre ensino em urgência e emergência para diversos públicos, mostrando a eficácia da atuação multidisciplinar na educação em saúde e, assim, foi observado que a habilidade ensinada ao público geral para prestar primeiros socorros em situações críticas foi efetiva. Esses resultados reforçam a importância da cooperação entre profissionais de áreas como enfermagem, nutrição, terapia ocupacional e psicologia na formação educacional. Considerações Finais: A abordagem multidisciplinar se faz necessária para o ensino de urgências e emergências, tendo em vista a capacitação de pessoas leigas e propagação desse ensino. Cada profissional tem qualidades e saberes únicos sobre sua prática, e a associação desses saberes traz benefícios para a população. O profissional capacitado irá prestar assistência em sua área de acordo com sua abordagem, habilidades e saberes. Por essa razão, a atuação multidisciplinar no ensino de urgência e emergência se mostra tão pertinente.
Anais do Evento: I° CONAM
doi.org/10.55664/conam2023
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