A RELEVÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA DURANTE A GRADUAÇÃO PARA O ALUNO E O MUNDO DA CIÊNCIA

  • Autor
  • Ayara Almeida Souza Cabral
  • Co-autores
  • Joseelma Quaresma Trindade , Joao Victor Guimarães Rangel Ferreira Rocha , Ronthykerlas Cruz Rocha , Daniele Barros Munix , Bruna lima da Silva , Elizandro Monteiro Vilhena , Josivane Quaresma Trindade
  • Resumo
  •  

    Introdução: Durante a graduação, os estudantes têm a oportunidade de se envolver em diversas atividades acadêmicas, como a iniciação científica (IC). A IC é uma modalidade de pesquisa que permite aos estudantes colocarem em prática os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação. É uma oportunidade de vivenciar a ciência de forma mais próxima, desenvolvendo habilidades de pesquisa, análise e síntese de informações. Essa experiência pode ser extremamente relevante e importante tanto para o aluno quanto para o mundo da ciência. Objetivo: Analisar a relevância da iniciação científica durante a graduação para o aluno e o mundo da ciência. Metodologia: Esse estudo trata-se de uma revisão de literatura, baseada em trabalhos publicados entre os anos de 2018 a 2023, as buscas ocorreram pelas bases de dados Scientific Electronic Liberary Online (SciElo) e Medline, utilizados os descritores: “iniciação científica”, “pesquisa”, “ciência”, “aluno”, “graduação”, como critérios de inclusão: títulos pertinentes ao tema, na íntegra e gratuitos, já como critérios de exclusão: duplicados e fora do contexto. Resultados e Discussão: Foi possível analisar que, uma das principais vantagens da IC é a possibilidade de aprofundar-se em um tema específico. Durante a graduação, os estudantes têm contato com uma ampla gama de disciplinas, o que pode dificultar a especialização em uma área específica, logo, a IC permite que o aluno escolha um tema de seu interesse e se dedique a ele de forma mais aprofundada, tornando-se um especialista naquela área. Além disso, a IC proporciona ao aluno a oportunidade de trabalhar em parceria com professores e pesquisadores renomados. Essa interação direta com profissionais da área possibilita um aprendizado mais rico e a troca de experiências, o aluno tem a chance de receber orientações e feedbacks constantes, o que contribui para o seu amadurecimento acadêmico e profissional. Outro aspecto relevante da IC é, a possibilidade de contribuir para o avanço do conhecimento científico no mundo da ciência, pois ao realizar pesquisas e experimentos, o aluno pode fazer descobertas ou propor soluções para problemas existentes, essas contribuições agregam valor à comunidade acadêmica. A IC também é uma forma de preparação para a pós-graduação. Isso porque, muitos programas de mestrado e doutorado valorizam a experiência em pesquisa durante a graduação, ter participado de projetos de IC pode ser um diferencial na seleção de candidatos, demonstrando o interesse e a capacidade do aluno em desenvolver pesquisas de qualidade. Outrossim, também contribui para a formação de profissionais mais críticos e reflexivos, durante a realização de pesquisas, o aluno é incentivado a questionar, analisar e interpretar os resultados obtidos, essa postura investigativa e analítica é fundamental para o desenvolvimento de um pensamento científico e para a formação de profissionais capazes de lidar com os desafios do mundo contemporâneo. Conclusão: Diante disso, a IC durante a graduação possui uma relevância significativa tanto para o aluno quanto para o mundo da ciência. Através dessa experiência, o estudante tem a oportunidade de ter o contato com o mundo da ciência de uma maneira mais prática e investigativa. Portanto, é fundamental que as instituições de ensino incentivem e valorizem a IC como uma parte essencial da formação acadêmica. 

     

  • Palavras-chave
  • Iniciação Científica, Experiência, Aluno, Graduação.
  • Área Temática
  • Resumo Simples: Área multidisciplinar aberta a todas as áreas
Voltar Download
  • Resumo Expandido: Humanização e Saúde mental
  • Resumo Expandido: Humanização na saúde
  • Resumo Expandido: Humanização na Educação e Ciências
  • Resumo Expandido: Formação Continuada área multidisciplinar
  • Resumo Expandido: Ciências sociais, arte e filosofia
  • Resumo Expandido: Ciências da Saúde e Biológicas área geral
  • Resumo Expandido: Área multidisciplinar aberta a todas as áreas
  • Resumo Simples: Atenção primária, secundária e terciária em saúde
  • Resumo Simples: Humanização e Saúde mental
  • Resumo Simples: Humanização na saúde
  • Resumo Simples: Humanização na Educação e Ciências
  • Resumo Simples: Ciências da Saúde e Biológicas área geral
  • Resumo Simples: Área multidisciplinar aberta a todas as áreas
  • Resumo Simples: Terapias, diagnósticos e medicamentos
  • Capítulo de Livro: Terapias, diagnósticos e medicamentos
  • Capítulo de Livro: Humanização e Saúde mental
  • Capítulo de Livro: Humanização na saúde
  • Capítulo de Livro: Humanização na Educação e Ciências
  • Capítulo de livro: Formação Continuada área multidisciplinar
  • Capítulo de livro: Ciências da Saúde e Biológicas área geral
  • Capítulo de Livro: Atenção primária, secundária e terciária em saúde
  • Resumo Expandido: Atenção primária, secundária e terciária em saúde

Comissão Organizadora

Editora Lion

Comissão Científica