O IMPACTO POSITIVO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO-COMUNIDADE NA FORMAÇÃO E PRÁTICAS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

  • Autor
  • Maria Eduarda de Sá Bonifácio Rocha
  • Co-autores
  • Hiago Zaneti Batista , Artur Clímaco Da Silva Filho , Fernanda Ribeiro Araújo , Isabelle Mai Tsuru , Victoria Barros Fortes , Victória Letícia Soares Gusmão , Henrique Djosci Coêlho de Sá , Luiz Flávio Ferreira Filho , Rafael Chitolina , Adriana Ester Arzamendia Monges
  • Resumo
  • RESUMO: 

    Introdução: A integração do ensino, comunicação e serviço na formação prática de profissionais de saúde visa alinhar a educação teórica com a prática profissional real. Essa abordagem promove um aprendizado mais contextualizado e significativo, desenvolvendo habilidades técnicas e interpessoais necessárias para a prática clínica eficaz. Envolve a colaboração entre instituições de ensino e serviços de saúde, facilitando a experiência prática dos estudantes em ambientes clínicos reais, onde podem aplicar conhecimentos teóricos, desenvolver competências comunicativas e interagir com pacientes e equipes multiprofissionais. Esse modelo de formação contribui para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde e para a preparação de profissionais mais competentes e humanizados. Objetivo: Compreender a relação desses fatores citados com a formação e a prática de profissionais da saúde. Metodologia: Os estudos incluídos eram artigos originais publicados entre 2019 e 2024 que abordavam a integração ensino-serviço-comunidade e seu impacto na qualidade dos serviços de saúde. Além disso, a disponibilidade do texto completo em português, inglês ou espanhol foi um requisito essencial. C  Resultados/ Conclusão: A integração do ensino, comunicação e serviço na formação prática de profissionais de saúde é essencial para a criação de profissionais mais preparados e competentes. Este modelo educativo permite que os estudantes conectem teoria e prática, desenvolvam habilidades técnicas e interpessoais e se adaptem melhor às necessidades dos pacientes e do sistema de saúde. Ao promover um aprendizado mais contextualizado e colaborativo, essa abordagem contribui significativamente para a melhoria da qualidade do atendimento e para a formação de profissionais mais humanizados e eficazes.

  • Palavras-chave
  • Equidade em Saúde; Assistência Centrada no Paciente; Acreditação de Programas.
  • Área Temática
  • Resumo Expandido: Humanização na saúde
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  • Resumo Expandido: Humanização e Saúde mental
  • Resumo Expandido: Humanização na saúde
  • Resumo Expandido: Humanização na Educação e Ciências
  • Resumo Expandido: Formação Continuada área multidisciplinar
  • Resumo Expandido: Ciências sociais, arte e filosofia
  • Resumo Expandido: Ciências da Saúde e Biológicas área geral
  • Resumo Expandido: Área multidisciplinar aberta a todas as áreas
  • Resumo Simples: Atenção primária, secundária e terciária em saúde
  • Resumo Simples: Humanização e Saúde mental
  • Resumo Simples: Humanização na saúde
  • Resumo Simples: Humanização na Educação e Ciências
  • Resumo Simples: Ciências da Saúde e Biológicas área geral
  • Resumo Simples: Área multidisciplinar aberta a todas as áreas
  • Resumo Simples: Terapias, diagnósticos e medicamentos
  • Capítulo de Livro: Terapias, diagnósticos e medicamentos
  • Capítulo de Livro: Humanização e Saúde mental
  • Capítulo de Livro: Humanização na saúde
  • Capítulo de Livro: Humanização na Educação e Ciências
  • Capítulo de livro: Formação Continuada área multidisciplinar
  • Capítulo de livro: Ciências da Saúde e Biológicas área geral
  • Capítulo de Livro: Atenção primária, secundária e terciária em saúde
  • Resumo Expandido: Atenção primária, secundária e terciária em saúde

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