Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição neuropsiquiátrica cujas características incluem déficits na comunicação social e a manifestação de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades. A sua expressão sintomatológica abrange uma vasta diversidade, com diferentes níveis de gravidade, variando desde casos leves até formas mais severas. A atuação da equipe multidisciplinar no contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é essencial para oferecer uma abordagem holística e integrada que seja capaz de responder às demandas complexas apresentadas por esses indivíduos. Objetivos: Identificar a percepção da equipe multiprofissional de saúde na assistência a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Metodologia: Este estudo consiste em uma revisão sistemática baseada em pesquisas bibliográficas realizadas nas seguintes bases de dados: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE). Os descritores utilizados foram "Transtorno do Espectro Autista” e "Equipe de Assistência ao Paciente," combinados com o operador booleano "AND". A busca foi conduzida no período de 2018 a 2024, considerando como critérios de inclusão artigos publicados em inglês, português e espanhol, relacionados ao tema. Os critérios de exclusão incluíram artigos em idiomas desconhecidos pelos autores e duplicatas. Após uma leitura minuciosa dos artigos e a aplicação dos critérios de seleção, 21 artigos disponíveis gratuitamente na íntegra foram identificados. Após a filtragem, a amostra final foi composta por 4 estudos. Resultados: A percepção da equipe multiprofissional de saúde na assistência a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é fundamentada na compreensão da complexidade neurobiológica do transtorno, no reconhecimento da importância da detecção precoce e intervenção terapêutica, na valorização da colaboração interdisciplinar, na adoção de uma abordagem centrada no paciente e na família, e no cultivo de sensibilidade e empatia. Estas percepções são essenciais para proporcionar uma assistência holística e coordenada, visando potencializar o desenvolvimento e a qualidade de vida das crianças com TEA. Considerações Finais: A percepção da equipe multiprofissional em saúde na assistência a crianças portadoras de Transtorno do Espectro Autista é um determinante significativo na qualidade do cuidado prestado. A apreensão dos desafios enfrentados pelas crianças com TEA, a relevância da intervenção precoce, a colaboração interdisciplinar e a adoção de uma abordagem centrada na criança e na família são elementos essenciais para um atendimento eficiente.
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