Introdução: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é definido como um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por déficits na comunicação e na interação social, além da presença de padrões comportamentais estereotipados e restritos. É comum a coexistência do TEA com outros transtornos do desenvolvimento. Dessa forma, crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam dificuldades em desenvolver habilidades motoras apropriadas para a sua idade, devido aos diversos distúrbios de motricidade observados. Esses aspectos interferem na aprendizagem e influenciam a maneira como essas crianças manifestam seu comportamento motor. Nesse contexto, é relevante fornecer subsídios sobre o comportamento motor de crianças com TEA para ampliar o conhecimento e a contribuição dos profissionais. Isso permitirá avaliações mais direcionadas aos aspectos motores específicos e a elaboração de melhores estratégias de intervenção, favorecendo a melhoria da qualidade de vida dessas crianças. Objetivo: Compreender o comportamento motor de crianças com TEA. Metodologia: Estudo de revisão integrativa, no qual foram selecionados artigos nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SCIELO) em maio de 2024, utilizando os descritores "Transtorno do Espectro Autista" AND "Habilidade Motora" AND "Desenvolvimento InfantilOs critérios de inclusão definidos para a seleção dos artigos foram: publicações disponíveis nas referidas bases de dados no período de 2017 a 2022, artigos escritos em português, inglês e espanhol, e que abordassem o conhecimento sobre o comportamento motor de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram excluídos da pesquisa capítulos de livros, teses, anais de congressos e artigos que abordavam outras condições associadas ao comportamento motor no TEA, como síndromes e Paralisia Cerebral (PC), resultando na identificação de 24 artigos. Após a leitura dos títulos e resumos, 16 estudos foram selecionados para leitura na íntegra. Destes, 3 artigos foram escolhidos por atenderem aos critérios de inclusão previamente estabelecidos. Resultados e Discussão: O comportamento motor de crianças com TEA é caracterizado por dificuldades no desenvolvimento de habilidades motoras adequadas à idade, frequentemente apresentando padrões estereotipados e movimentos restritos. Essas dificuldades podem impactar negativamente a aprendizagem e a interação social. Embora o desenvolvimento e as aquisições motoras sejam abordados na literatura científica sobre crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), ainda há uma compreensão limitada e esses aspectos não são considerados nos critérios de diagnóstico. Isso se deve, em parte, à dificuldade de atribuição precoce desses sintomas. A pesquisa ainda é limitada devido à escassez de grandes amostras de crianças com essas características. No entanto, à medida que tais características são identificadas, torna-se essencial conduzir avaliações neuromotoras para direcionar o tratamento e promover melhorias no desenvolvimento global. Considerações Finais: A partir dos estudos, foi reconhecido que o comportamento motor desempenha um papel crucial na detecção de possíveis atrasos no neurodesenvolvimento, os quais podem ser observados e identificados ao longo do tempo. Verificou-se que avaliações mais padronizadas e medidas centradas na função motora têm sido essenciais para melhorar as anormalidades motoras e as funções globais.
Comissão Organizadora
Editora Lion
Comissão Científica