IMPORTÂNCIA DAS INTERVENÇÕES MULTIPROFISSIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

  • Autor
  • Xênia Maria Fideles Leite de Oliveira
  • Co-autores
  • Cleyson Rocha da Silva , Bruna Santos Araújo , Giulia Narciso Dalla Venezia , Julio Castro da Silva , César de Araújo Pires , Valquíria Magalhães de Oliveira , Letícia dos Santos Pimenta Rodrigues , Neusa Terezinha Alves Bento , Sérgio David de Morais , Thalita Ticiane Farias Meneses
  • Resumo
  •  

    RESUMO: O desenvolvimento cognitivo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é complexo e diversificado, refletindo a variação individual dentro do espectro. Este estudo é uma revisão integrativa da literatura com caráter descritivo e abordagem qualitativa, baseada em buscas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) do Ministério da Saúde. As bases de dados incluídas foram MEDLINE, LILACS e SCIELO, utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Crescimento e Desenvolvimento, Criança, Transtorno do Espectro Autista. As intervenções multiprofissionais são essenciais para o desenvolvimento cognitivo de crianças com TEA. Este transtorno é caracterizado por desafios na comunicação, comportamento e habilidades sociais, necessitando de abordagens abrangentes para promover o desenvolvimento infantil. A pesquisa conclui que intervenções multiprofissionais, que envolvem psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e educação, são fundamentais para atender às necessidades específicas de cada criança com TEA de maneira holística e personalizada. Mediante as análises realizadas, pode-se concluir a extrema importância das intervenções multiprofissionais no desenvolvimento cognitivo de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A abordagem integrada, que envolve profissionais de diversas áreas como psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e educação, permite um cuidado mais holístico e personalizado, atendendo às necessidades específicas de cada criança. Os resultados positivos observados em estudos destacam a importância de políticas públicas que fomentem esse tipo de abordagem, garantindo acesso a serviços multifacetados e de qualidade. Portanto, o reconhecimento e a implementação das intervenções multiprofissionais devem ser priorizados como uma estratégia eficaz para o desenvolvimento cognitivo das crianças com TEA, promovendo uma melhor qualidade de vida e inclusão social.

  • Palavras-chave
  • Crescimento e Desenvolvimento, Criança, Transtorno do Espectro Autista.
  • Área Temática
  • Resumo Expandido: Formação Continuada área multidisciplinar
Voltar Download
  • Resumo Expandido: Humanização e Saúde mental
  • Resumo Expandido: Humanização na saúde
  • Resumo Expandido: Humanização na Educação e Ciências
  • Resumo Expandido: Formação Continuada área multidisciplinar
  • Resumo Expandido: Ciências sociais, arte e filosofia
  • Resumo Expandido: Ciências da Saúde e Biológicas área geral
  • Resumo Expandido: Área multidisciplinar aberta a todas as áreas
  • Resumo Simples: Atenção primária, secundária e terciária em saúde
  • Resumo Simples: Humanização e Saúde mental
  • Resumo Simples: Humanização na saúde
  • Resumo Simples: Humanização na Educação e Ciências
  • Resumo Simples: Ciências da Saúde e Biológicas área geral
  • Resumo Simples: Área multidisciplinar aberta a todas as áreas
  • Resumo Simples: Terapias, diagnósticos e medicamentos
  • Capítulo de Livro: Terapias, diagnósticos e medicamentos
  • Capítulo de Livro: Humanização e Saúde mental
  • Capítulo de Livro: Humanização na saúde
  • Capítulo de Livro: Humanização na Educação e Ciências
  • Capítulo de livro: Formação Continuada área multidisciplinar
  • Capítulo de livro: Ciências da Saúde e Biológicas área geral
  • Capítulo de Livro: Atenção primária, secundária e terciária em saúde
  • Resumo Expandido: Atenção primária, secundária e terciária em saúde

Comissão Organizadora

Editora Lion

Comissão Científica